Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Liz Truss

Liz Truss durou menos tempo em cargo do que pé de alface em transmissão ao vivo

Brincadeira realizada por tabloide tem sido comentada nas redes sociais

Redação Publicado em 20/10/2022, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alface do Daily Star ao lado de quadro de Truss - Divulgação / Youtube
Alface do Daily Star ao lado de quadro de Truss - Divulgação / Youtube

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, 20, após enorme pressão política. O fato fez com que a internet se lembrasse de uma transmissão ao vivo criada pelo tabloide "Daily Star", que colocou um retrato de Truss ao lado de um pé de alface para ver se o governo duraria mais do que a hortaliça.

A live, criada na última sexta-feira, 14, em tom de brincadeira, segue no ar. A fotografia da ex-primeira-ministra, no entanto, foi derrubada na manhã de hoje, e uma frase dizendo "essa alface sobreviveu a Liz Truss" foi adicionada ao vídeo.

De acordo com informações do portal de notícias G1, a escolha do novo premiê deve ocorrer somente em janeiro de 2025. No entanto, caso o governo colapse antes do prazo, é possível que novas eleições sejam convocadas mais cedo.

45 dias no cargo

Segundo a fonte, Liz Truss assumiu o cargo no dia 6 de setembro, dois dias antes da morte da rainha Elizabeth II. Porém, logo após o falecimento da soberana vieram à tona os anúncios da política fiscal do governo Truss, que apresentou um "mini-orçamento" com muitos cortes de impostos.

A proposta não foi bem aceita, de modo que a moeda local, a libra esterlina, se desvalorizou. Assim, o Fundo Monetário Internacional pediu ao Reino Unido que revisasse suas políticas e o Banco Central decidiu intervir. No fim, as decisões tomadas pelo governo acabaram levando a um aumento do custo de vida dos britânicos, com inflação em cerca de 10% ao ano.