Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Isolada há 9 anos, jiboia 'Ronaldo' intriga universidade com 14 filhotes

A cobra Ronaldo, que deu à luz a 14 filhotes na Inglaterra, irá passar por uma reavaliação para confirmar seu gênero

Redação Publicado em 25/06/2024, às 19h27 - Atualizado em 30/06/2024, às 11h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronaldo e seus 14 filhotes - Reprodução/Facebook/City of Portsmouth College
Ronaldo e seus 14 filhotes - Reprodução/Facebook/City of Portsmouth College

A Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, investiga um evento bastante intrigante: uma jiboia-vermelha chamada “Ronaldo”, que vive isolada em seu viveiro na instituição há 9 anos, e sem contato com outras cobras, deu à luz a 14 filhotes.

O animal foi levado para a faculdade após ser resgatado pela Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA). Desde então, não teve contato com outras cobras. Especialistas atribuem o “nascimento milagroso” ao fenômeno conhecido como partenogênese, derivado das palavras gregas parthénos (“virgem”) e gênese (“criação”). 

No processo, um óvulo se desenvolve em embrião sem fertilização, caracterizando uma forma de reprodução assexuada feminina presente em diversos organismos, como plantas, insetos, peixes, répteis e até aves.

Eu crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes. Os filhotes são clones de sua mãe, embora suas marcações sejam ligeiramente diferentes”, disse Pete Quinlan, funcionário da faculdade, em uma nota divulgada pela instituição. 

Gravidez inesperada

“Ronaldo estava aparentando estar um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou melhor, ela, estava grávida”, acrescentou Pete.

Segundo a instituição de ensino, os filhotes serão transferidos para novos lares assim que estiverem saudáveis e prontos para manuseio. A cobra Ronaldo, anteriormente identificada como macho, será reexaminada para verificar se houve um equívoco na identificação de seu gênero.