Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Inteligência sul-coreana afirma que Kim Jong-un está preparando sua filha adolescente para sucedê-lo

Segundo o Serviço de Inteligência Sul-coreano (NIS), o líder da Coreia do Norte estaria fazendo planos para sua eventual sucessão

Redação Publicado em 29/07/2024, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Kim Jong-un ao lado da filha, Kim Ju-ae - Reprodução/X/@AlexeiArora
Fotografia de Kim Jong-un ao lado da filha, Kim Ju-ae - Reprodução/X/@AlexeiArora

O Serviço de Inteligência Sul-coreano (NIS) revelou nesta segunda-feira, 29, que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, está preparando sua filha adolescente para assumir a liderança da dinastia comunista do país. Desde 2022, Kim Jong-un tem aparecido ao lado de sua filha, Kim Ju Ae, indicando que ela pode ser sua sucessora no futuro, conforme relatado pelos deputados sul-coreanos.

Conforme repercutido pelo UOL, o governo norte-coreano “prepara explicitamente Kim Ju Ae como herdeira [política] e isso indica que é a pessoa com maior probabilidade de sucedê-lo”.

De acordo com o NIS, Kim Jong-un pesa “cerca de 140 kg”, o que representa um “sobrepeso significativo” e o coloca em “um elevado risco de sofrer de doenças cardíacas”, conforme relatado por uma deputada. Kim, que é um fumante inveterado, apresentou sinais de pressão alta e diabete desde os 30 anos.

O NIS também observou que o regime norte-coreano está avaliando a reação da população à possível ascensão de Kim Ju Ae, que a imprensa estatal chama de “hyangdo”, um título honorífico reservado a líderes importantes ou futuros sucessores.

Sucessão

O NIS, no entanto, reconheceu a possibilidade de surgirem outros herdeiros, conforme relatou o deputado sul-coreano Park Sun-won. Antes de 2022, por exemplo, a única confirmação sobre Kim Ju Ae veio do ex-jogador da NBA Dennis Rodman, que afirmou tê-la conhecido durante uma visita à Coreia do Norte em 2013.

Inicialmente, as autoridades sul-coreanas indicaram que Kim Jong-un e sua esposa, Ri Sol Ju, uma ex-cantora que supostamente casou-se com ele em 2009, tiveram um filho em 2010 e que Kim Ju Ae veio depois.

No entanto, em 2023, o Ministro da Unificação afirmou que o governo sul-coreano não conseguiu “confirmar a existência” do suposto filho de Kim Jong-un.