Novo estudo detalha como adolescentes da Era do Gelo passaram por fase de mudanças corporais e aponta semelhanças com jovens atuais; entenda!
Adolescentes da Era do Gelopassaram por processos de puberdade semelhantes aos dos jovens atuais, revela um estudo arqueológico recente. A pesquisa, que analisou 13 esqueletos de indivíduos com idades entre 10 e 20 anos que viveram na Europa durante o Paleolítico Superior, sugere que a maturidade desses jovens ocorreu em um período comparável ao dos humanos modernos.
+ Corpo de escultura datada da era do gelo é encontrado — mas figura é um mistério
Conforme os dados apresentados no Journal of Human Evolution, os adolescentes daquela época experimentavam um surto de crescimento entre os 13 e 16 anos e alcançavam a maturidade entre os 16 e 21 anos.
A entrada na puberdade se dava por volta dos 13,5 anos, com a transição para a idade adulta acontecendo entre os 17 e 22 anos. O estudo abrangeu esqueletos encontrados em sete sítios arqueológicos localizados na Itália, Rússia e República Tcheca.
April Nowell, arqueóloga especializada no Paleolítico da Universidade de Victoria, Colúmbia Britânica, destacou à Live Science que há uma percepção errônea de que os adolescentes contemporâneos estão entrando na puberdade mais cedo. No entanto, as evidências indicam que o padrão de desenvolvimento permanece praticamente inalterado ao longo dos milênios.
Para determinar os estágios da puberdade nos indivíduos estudados, os pesquisadores observaram critérios como a mineralização dos dentes caninos e a maturação óssea das mãos, cotovelos, pulsos, pescoços e pélvis. Essas análises permitiram inferir aspectos como o início da menstruação e as mudanças vocais típicas da adolescência.
Entre os indivíduos analisados está "Romito 2", que apresentava nanismo. Acredita-se que ele era do sexo masculino e é considerado o caso mais antigo conhecido dessa condição.
Sua estatura reduzida o fazia parecer uma criança aos olhos da comunidade, embora sua voz já tivesse as características graves de um adulto. Isso provavelmente influenciou a percepção social sobre ele, destacando a complexidade das experiências individuais na Era do Gelo.