Os incêndios florestais atingiram em média 8.200 hectares em três condados no norte da Califórnia
Milhares de moradores da cidade de Vacaville, que fica entre São Francisco e Sacramento, deixaram suas casas nesta quarta, 19, depois de chamas advindas de incêndios florestais avançarem sobre os imóveis da região.
Os bombeiros relatam em boletim nesta manhã que muitas pessoas sofreram queimaduras durante a fuga e que o incêndio ainda está fora de controle e ameaça cerca de 1.900 construções.
Hundreds of fires are burning out of control in Northern California, where sweltering heat and wind gusts pushed flames toward fresh fuel. Thousands of people have had to flee their homes. “It was something out of a movie,” said one man forced to evacuate. https://t.co/7ht3svY6QSpic.twitter.com/krfwUHH810
— The New York Times (@nytimes) August 19, 2020
Após o norte da Califórnia ter sido atingido por uma intensa tempestade com raios no começo da semana, seguida de uma das maiores ondas de calor já registradas, foram apontados cerca de 20 incêndios na região.
O governador do Estado da Califórnia, Gavin Newsom, determinou Estado de Emergência, e se pronunciou a respeito da catástrofe: "A Califórnia experimentou 10.849 descargas de raios nas últimas 72 horas e um recorde mundial de temperaturas de calor", afirmou o democrata. "Atualmente, estamos lutando contra 367 incêndios conhecidos. Obrigado a nossos bombeiros, equipes de primeiro socorros e todos os que estão na linha de frente protegendo os californianos durante este tempo."