Idosa com protuberância incomum de 10 centímetros crescendo em sua testa chamou a atenção nas redes sociais
Uma idosa chinesa de 107 anos, chamada Chen, chamou a atenção nas redes sociais ao ser fotografada com um impressionante “chifre” de 10 centímetros crescendo em sua testa. A imagem viralizou no Douyin, a versão chinesa do TikTok, no qual Chen se tornou uma celebridade inesperada, exibindo o que internautas apelidaram de "chifre da longevidade".
Muitos usuários comentaram que a protuberância incomum poderia estar ligada à longevidade da idosa, que, apesar do crescimento peculiar, mantém-se saudável, com bom apetite e uma visão positiva da vida.
Médicos, porém, identificaram o fenômeno como um “chifre cutâneo”, crescimento raro formado por queratina, a mesma substância que compõe as unhas. De acordo com o portal Extra, esse tipo de chifre costuma ser relacionado à exposição prolongada ao sol e, embora geralmente seja benigno, especialistas recomendam acompanhamento, pois há um leve risco de malignidade.
Chifres cutâneos são raros, podendo surgir no rosto, nas mãos, orelhas e até em locais como os dedos dos pés e o pênis. Geralmente medem poucos milímetros, mas alguns podem atingir tamanhos maiores, como o de Chen.
Casos semelhantes já foram registrados na China, como o da idosa Zhang Ruifang, que apresentou dois chifres na testa. Seus filhos relataram que Zhang, que já faleceu, sempre se recusou a retirar os “chifres”.
Leia também: O que são os 'unicórnios' na arte rupestre da África do Sul?