Relatório recente apontou que vídeos com propagandas nazistas viralizaram na rede: "isso mudou minha visão sobre ele", diz comentário em um dos vídeos
Um recente relatório de um órgão de monitoramento da mídia revelou que usuários do TikTok têm utilizado inteligência artificial para traduzir discursos de Adolf Hitler para o inglês, resultando em milhões de visualizações na plataforma.
+ Discurso de Hitler traduzido por IA viraliza nas redes e gera revisionismo
Esse comportamento aparenta violar as diretrizes do TikTok, que proíbem a promoção ou celebração de indivíduos que incitam violência em massa ou propagam ideologias de ódio — embora os vídeos já tenham sido vistos milhões de vezes.
Um dos vídeos mais perturbadores, que acumulou mais de um milhão de visualizações antes de ser removido, apresentava Hitler fazendo um discurso acompanhado por uma música instrumental lenta, repercutiu o NY Post.
Segundo o relatório, o vídeo sugeria falsamente que Hitler não queria iniciar um conflito durante a Segunda Guerra Mundial e que ele tentou salvar as vidas de mulheres e crianças, esperando para atacar até não ter mais escolha, de acordo com o relatório do órgão de vigilância. A legenda do vídeo dizia simplesmente: "Apenas ouça".
A Media Matters, responsável pelo relatório (saiba mais aqui!), detalhou outros casos onde vídeos com temas nazistas se proliferaram no TikTok. Outro vídeo, que também foi retirado da plataforma, mostrava paisagens à beira-mar enquanto outro discurso traduzido de Hitler era reproduzido. Esse vídeo acumulou 270 mil visualizações e 22.700 curtidas, com comentários preocupantes como "AH era um homem bom e gentil" e "isso mudou minha visão sobre ele".
Uma conta no TikTok, com mais de 20 mil seguidores e quase 4 milhões de visualizações em 12 vídeos contendo discursos de Hitler, apresentava uma imagem do líder nazista e textos como "Crescer é perceber quem realmente era o vilão".
Em resposta às denúncias, um porta-voz do TikTok afirmou que a plataforma já removeu quase todos os vídeos identificados no relatório da Media Matters por violarem suas diretrizes comunitárias. Além disso, foram removidos proativamente mais de 1.300 conteúdos relacionados.
Nós adotamos uma abordagem de tolerância zero em relação ao conteúdo de ódio em nossa plataforma e removemos consistentemente mais de 90% dele antes mesmo que seja relatado", disse o porta-voz do TikTok, segundo relato pelo NY Post.
Embora alguns usuários tenham condenado os vídeos temáticos sobre Hitler, várias postagens permaneceram no ar após o relatório da Media Matters. Entre os dias 2 e 3 de setembro, a Sky News identificou mais de 50 mil postagens no TikTok utilizando discursos de Hitler e seu ministro da propaganda Joseph Goebbels. Para atrair mais visualizações, muitos desses discursos foram sincronizados com músicas populares na plataforma.
Uma das postagens mostrava uma imagem dos 'Comícios de Nuremberg' acompanhada por um discurso de Hitler que recebeu mais de 56 mil curtidas. Um comentário lamentável afirmava: "a sociedade moderna absolutamente precisa dele".
A artista Pastel Ghost, cuja música foi usada sem permissão nesses vídeos, expressou sua indignação à Sky News e afirmou estar trabalhando para identificar e remover esses conteúdos. A funcionalidade sonora da plataforma dificulta a identificação dos vídeos inadequados quando misturados com conteúdo nazi-fascista.
Após receber os vídeos denunciados pela Sky News, o TikTok agiu rapidamente para removê-los por violação das políticas da empresa. "Treinamos regularmente nossos profissionais de segurança e atualizamos nossas proteções para detectar comportamento de ódio continuamente, e removemos 91% desse tipo de conteúdo antes que ele seja denunciado a nós", finalizou o porta-voz do TikTok.