O rei Charles III tem sido aconselhado a não responder ligações, mensagens ou cartas enviadas por Harry, com o objetivo de "não estressá-lo"
O rei Charles III, de 75 anos, enfrenta uma relação desgastada com seu filho Harry, sem sinais de reconciliação próxima. Segundo o especialista Robert Hardman, o monarca tem sido aconselhado a não responder ligações, mensagens ou cartas enviadas pelo duque de Sussex, com o objetivo de preservar seus "níveis de estresse baixos" enquanto lida com um câncer.
Eu sei que as pessoas continuam perguntando: 'Por que ele não encontra Harry quando ele está na cidade? Por que eles não conseguem consertar as coisas? Mas agora há uma sensação de que temos que manter os níveis de estresse do rei baixos. Não queremos que ele tenha coisas a mais para se preocupar. Vamos superar isso... Há uma sensação de que agora provavelmente não é o momento", disse em entrevista à Fox News.
Harry, por sua vez, sempre deixou claro que há questões pendentes que precisam ser tratadas antes de retomar o vínculo familiar. Em 2020, ele e sua esposa, Meghan Markle, renunciaram às funções reais e foram morar nos Estados Unidos, onde residem até hoje com os filhos Archie e Lilibet.
Desde então, a relação com a monarquia foi marcada por críticas públicas, como na entrevista com a apresentadora Oprah, na série “Harry & Meghan” e na autobiografia de Harry, “Spare” (“O Que Sobra”).
Se você ouvir o que Harry disse na sua série, em seu livro, em entrevistas — há muita coisa para processar. Há muitas questões que ele quer resolver, enfrentar, processar... Agora, há uma sensação de que não é o momento. Mas tenho certeza de que o rei gostaria de normalizar as coisas", destacou Hardman.
Além disso, Hilary Fordwich, outra analista, acrescentou recentemente ao Fox News que o príncipe William também resiste a essa reaproximação, recusando-se a falar com Harry e manifestando receio quanto à confiança.
Segundo ela, "é amplamente conhecido na família que o príncipe William proibiu totalmente que Harry retorne de qualquer forma à sua antiga família real".