Cumprindo prisão perpétua pelo assassinato dos próprios pais, o destino de Lyle e Erik Menendez pode mudar após a descoberta de novas evidências
Publicado em 28/10/2024, às 13h00 - Atualizado em 01/11/2024, às 18h45
Retratados em nova série explosiva e em um documentário devastador da Netflix, Lyle e Erik Menendez são dois dos nomes mais comentados entre internautas nos últimos meses. Em 1989, a dupla foi presa pelo assassinato dos próprios pais,Jose e Kitty Menendez.
O caso, no entanto, foi alvo de duas versões controversas. De um lado, a acusação estava disposta a provar que os irmãos mataram os pais visando a fortuna de aproximadamente 14 milhões de dólares da família. A defesa, entretanto, garantiu que o crime foi motivado por anos de abusos físico e psicológico perpetrados pelos pais de Lyle e Erik.
Após dois julgamentos polêmicos, os rapazes acabaram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de condicional, no entanto, mais de 30 anos após o crime que chocou os EUA, os irmãos podem, finalmente, deixar a prisão.
No ano passado, Mark Geragos e Cliff Gardner, atuais advogados dos irmãos, apresentaram um pedido de habeas corpus. Novas evidências apresentadas corroboram com os relatos de Lyle e Erik sobre abuso sexual.
Além do relato Roy Rosselló, ex-integrante do Menudo, que alegou ter sido molestado por José, a defesa apresentou uma carta escrita meses antes do crime, na qual Erik desabafa sobre os abusos ao seu primo, Andy Cano.
Após o seu falecimento, o jornalista e escritor Robert Rand recebeu autorização da família para vasculhar o quarto de Cano, resultando na descoberta em 2018, anos após a condenação polêmica dos rapazes.
Em 15 minutos eu encontrei uma carta e essa correspondência discutia o abuso sexual contínuo de Jose Menendez sobre Erik Menendez. Foi escrita no final de 1988 e assim que eu vi aquele parágrafo ele saltou da página para mim e eu percebi que isso poderia ter um grande impacto no caso judicial", explicou Rand à Fox News.
A carta em questão foi apresentada como nova evidência. Confira um trecho repercutido pela LA Magazine abaixo.
"Eu tenho tentado evitar o papai. Isso ainda acontece, Andy, mas é pior para mim agora. Não consigo explicar. Ele está tão acima do peso que não suporto vê-lo. Eu nunca sei. Quando isso vai acontecer e está me deixando louco. Toda noite, fico acordado pensando que ele pode vir", desabafou Erik em 1988. "Preciso tirar isso da minha mente. Eu sei o que você disse antes, mas estou com medo. Você simplesmente não conhece o papai como eu. Ele é louco! Ele me avisou cem vezes sobre contar a alguém, especialmente a Lyle. Eu sou um covarde? Não sei se vou conseguir superar isso. Eu consigo lidar com isso, Andy. Preciso parar de pensar nisso".
Leia também:Os irmãos Menendez vão deixar a cadeia? Entenda o que foi decidido