O gigantesco bloco de gelo é três vezes maior que a cidade de São Paulo. Confira!
De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira, 20, pelo portal de notícias G1, um gigantesco bloco de gelo nomeado de A-76 se desprendeu da costa da Antártica, tornando-se o maior iceberg do mundo. As informações foram divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA), através da análise de imagens de satélite espacial.
Segundo revelado na publicação, o iceberg tem cerca de 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura. Agora, o grande bloco de gelo está à deriva no mar de Weddell.
De acordo com a ESA, o iceberg que tem área total de 4320 km² possui uma proporção equivalente à metade do tamanho de Porto Rico e é três vezes maior que a cidade de São Paulo, que tem cerca de 1.521 quilômetros de área.
Antes do rompimento do A-76, o maior iceberg do mundo era o A-23A, que segundo a Agência Espacial Europeia também está à deriva do mar de Weddell e possui uma área de 3.380 quilômetros.
Confira!
#UPDATE The world's largest iceberg has broken off from an ice shelf in Antarctica and is floating through the Weddell Sea, the European Space Agency says pic.twitter.com/GaovIskswz
— AFP News Agency (@AFP) May 20, 2021