O grupo afirmou que as pessoas detidas estavam em Trafalgar Square, ao sul da rota da procissão real
Durante a coroação de Charles III, que acontece neste sábado, 6, na Abadia de Westminster, organizadores de uma manifestação anti-monarquia foram presos em um local próximo à rota da procissão real, de acordo com o grupo protestante.
O maior grupo ativista anti-monarquia do Reino Unido, o Republic, disse através das redes sociais que a polícia “não dirá” o motivo de seus manifestantes estarem detidos. Anteriormente, o grupo afirmou que esperava a participação de cerca de 1.500 a 2.000 pessoas nos protestos que aconteceram na Trafalgar Square, ao sul da rota da procissão real.
O grupo se mostra contrário ao modo com que os monarcas são colocados no símbolo de poder. Hoje, o Republic publicou no Twitter um post que dizia: “Em vez de uma coroação, queremos uma eleição. Em vez de Charles, queremos uma escolha. É simples assim”.
Durante todo o evento, a segurança do local foi reforçada, principalmente devido ao fato de que milhares de pessoas já estãonas ruas para conferir os diversos momentos da cerimônia de Charles III. Segundo a CNN Brasil, a Polícia Metropolitana também vem adotando uma abordagem mais dura em relação aos protestos que acontecem em torno da coroação.
Esta semana, a Polícia Metropolitana escreveu, também no Twitter: “Nossa tolerância para qualquer interrupção, seja por meio de protesto ou de outra forma, será baixa”. “Vamos lidar com firmeza com qualquer pessoa que pretenda minar esta celebração”, finalizam.