Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Greta Thunberg

Greta Thunberg é presa em meio a protesto contra guerra em Gaza

Seis manifestantes — incluindo Greta — foram detidos na Universidade de Copenhague depois que grupo bloqueou a entrada de um dos prédios da instituição

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 04/09/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ativista ambiental Greta Thunberg - Getty Images
A ativista ambiental Greta Thunberg - Getty Images

A ativista ambiental Greta Thunberg foi presa novamente durante um protesto, desta vez contra a guerra entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza, que já dura quase um ano. Segundo um porta-voz da polícia dinamarquesa, seis manifestantes foram detidos na Universidade de Copenhague após cerca de 20 pessoas bloquearem a entrada de um prédio, com três delas entrando no local.

Segundo a Folha de S.Paulo, embora as identidades dos detidos não tenham sido divulgadas pela polícia, um representante do grupo Estudantes Contra a Ocupação confirmou que Greta estava entre eles.

Em sua conta no Instagram, Greta afirmou que estava no prédio com o grupo quando a polícia entrou violentamente. Ela destacou que, após três anos de campanha sem sucesso, o grupo decidiu agir para pressionar a universidade a adotar um boicote acadêmico institucional.

Algemas

Greta compartilhou um vídeo em que aparece sendo conduzida algemada a uma van da polícia, usando um keffiyeh, um lenço árabe que simboliza apoio à causa palestina.

O boicote às universidades israelenses é uma das principais reivindicações dos estudantes, que protestam contra o conflito que, segundo autoridades de saúde, já resultou na morte de mais de 40 mil palestinos em 11 meses.