Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova Zelândia

Governo da Nova Zelândia praticamente triplica taxas para turismo

Medida gerou críticas de empresários do setor de turismo, que temem que o aumento dos custos reduza o número de visitantes

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 04/09/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Nadine por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Nadine por Pixabay

O Governo da Nova Zelândia decidiu quase triplicar as taxas de entrada para turistas, conforme anunciado nesta terça-feira, o que gerou críticas de representantes e empresários do setor de turismo, que temem que o aumento dos custos reduza o número de visitantes.

Em comunicado, o governo informou que as taxas de turismo, conservação e para visitantes internacionais serão elevadas a partir de 1º de outubro para 100 dólares neozelandeses (56,20 euros), em vez dos atuais 35 dólares. O objetivo, segundo o governo, é "garantir que os visitantes contribuam para os serviços públicos e para experiências de alta qualidade enquanto visitam a Nova Zelândia". As informações são do portal Público.

Assim como outros destinos turísticos populares ao redor do mundo, a Nova Zelândia tem enfrentado desafios relacionados ao impacto ambiental causado pelos turistas, com infraestruturas sobrecarregadas pelo grande número de visitantes. A taxa de 35 dólares, introduzida em julho de 2019, não foi suficiente para cobrir os custos associados ao turismo em massa.

O governo afirmou que a nova taxa é competitiva e expressou confiança de que a Nova Zelândia continuará sendo vista como um destino atraente para os visitantes.

Contudo, a Associação da Indústria do Turismo da Nova Zelândia acredita que o aumento das taxas pode desencorajar os turistas, especialmente considerando que o setor, outrora o maior exportador do país, ainda está em processo de recuperação após o rigoroso fechamento das fronteiras durante a pandemia de COVID-19.

"A recuperação do turismo na Nova Zelândia está atrasada em relação ao restante do mundo, o que prejudicará ainda mais nossa competitividade global", afirmou Rebecca Ingram, diretora executiva da associação.

Dados

Dados divulgados na terça-feira pelo Stats NZ, o instituto de estatística, mostram que as receitas de exportação de viagens para o ano encerrado em 30 de junho foram de 14,96 bilhões de dólares neozelandeses, uma queda de 5% em relação aos níveis anteriores à pandemia. O número de visitantes, segundo a agência, está em cerca de 80% dos níveis registrados antes do fechamento das fronteiras.

Além disso, o governo neozelandês recentemente aumentou os custos dos vistos para visitantes e há uma proposta para elevar as taxas nos aeroportos regionais.

Trata-se de um triplo golpe para o nosso setor, que está trabalhando arduamente para a recuperação econômica da Nova Zelândia", disse Billie Moore, diretora executiva da NZAirports.