A cena, registrada em vídeo, mostra o animal em confronto em Arraial do Cabo, RJ
Um agente da Guarda Marítima Ambiental de Arraial do Cabo vivenciou uma situação inusitada na manhã desta terça-feira, 30; Marcos Teixeira, responsável por documentar o acontecimento, se deparou com um gambá segurando uma espécie de garfo de madeira para ‘enfrentá-lo’.
De acordo com a Guarda Marítima e Ambiental de Arraial do Cabo, o animal na verdade se trata de uma Cuíca-de-quatro-olhos, cientificamente tratado por Philander frenatus e conhecido popularmente na região como gambá.
O animal estava localizado na Praia do Forno, um local turístico reservado, tal qual só é possível ser acessado através de uma trilha após passar por uma equipe de fiscalização que é responsável por instruir os visitantes sobre o que é permitido ou não fazer no local.
Por se tratar de um ambiente privado, existem regras de preservação do ponto, sobre poluição sonora e ambiental, o que tornou o vídeo ainda mais chamativo pela quantidade de lixo observada no ambiente em volta do animal.
Segundo a Guarda Ambiental da região, esses resíduos chegam pela própria maré e o local é limpo toda manhã. Estima-se que, durante a baixa temporada, mais de 5 toneladas de lixo são depositadas nas praias da região.