Cerca de 40 tartarugas recém-nascidas foram devolvidas ao Museu Emílio Goeldi, no Pará
O Museu Emílio Goeldi, localizado no estado do Pará, relatou o resgate de aproximadamente 40 filhotes de tartaruga nesta quinta-feira, 19, depois que um forte temporal em Belém os arrastou de uma área protegida situada dentro do parque. Os répteis recém-nascidos foram encontrados tanto dentro quanto fora das instalações do museu, ao longo da avenida Alcindo Cacela.
"Transeuntes encontraram alguns filhotes de quelônios na Alcindo Cacela, sendo que duas pessoas entregaram três filhotes na portaria do Goeldi," informou o museu. De acordo com a instituição, o temporal ocorrido na noite de terça-feira, 17, teria resultado no transbordamento da área onde as tartarugas estavam, fazendo com que os filhotes fossem arrastados.
Os 40 filhotes foram resgatados em bom estado de saúde, e medidas foram tomadas para evitar futuros transbordamentos.
De acordo com o G1, testemunhas que estavam nas proximidades do Parque relataram ter visto filhotes sendo vendidos após terem sido arrastados pela chuva. A instituição informou que a venda de filhotes de tartarugas constitui crime ambiental e será relatada às autoridades.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) enviou uma equipe de fiscalização ambiental ao local para investigar o ocorrido e tomar as medidas necessárias. Até o momento, não foi divulgado se algum dos suspeitos de vender os filhotes foi identificado ou se os animais foram resgatados.