Moradores das regiões costeiras do país receberam nesta manhã alerta de iminente tsunami causado por um terremoto de magnitude 8.2; entenda!
Nesta quarta-feira, 25, uma breve onda de pânico tomou conta de partes do leste da Austrália após o Bureau of Meteorology enviar um alerta de tsunami para milhares de residentes.
+ Mega-tsunami e vibração global por nove dias: Cientistas desvendam fenômeno
Moradores das regiões costeiras de New South Wales e Queensland receberam a notificação por volta das 11h30 (horário local), informando sobre um iminente tsunami causado por um terremoto de magnitude 8.2 na costa oeste da Nova Zelândia. O alerta incluía a localização dos usuários e avisava sobre a aproximação da onda gigante, relatou o The Guardian.
Surpreendentemente, até mesmo residentes em áreas mais afastadas do litoral, como Canberra — situada a 125 quilômetros da praia mais próxima — também foram notificados. Poucos momentos depois, uma segunda mensagem foi enviada, informando o cancelamento do alerta anterior e esclarecendo que se tratava de um teste.
A confusão gerada pela primeira mensagem foi suficiente para alarmar muitos moradores locais. "Meu Deus, acabei de receber um aviso de tsunami", escreveu um usuário na rede social X (antigo Twitter).
Embora o Bureau of Meteorology tenha anunciado previamente o teste nas redes sociais, muitos usuários afirmaram não ter sido avisados sobre a simulação. Um porta-voz do órgão explicou que os avisos foram emitidos como parte da transição para um novo software de sistema de alerta precoce de tsunamis.
Não há ameaça de tsunami para a Austrália", afirmou ele, acrescentando: "O Bureau reconhece e pede desculpas por qualquer confusão causada por este teste", repercutiu o Guardian.
A importância dos testes foi destacada pelo porta-voz, que ressaltou que eles são cruciais para ajudar o Bureau e seus parceiros a se prepararem para ameaças reais de tsunamis.