Visando enaltecer a importância histórica das mulheres no país, a figura do explorador já foi retirada do pedestal
Uma estátua do explorador Cristóvão Colombo instalada na Cidade do México será retirada de uma das principais avenidas da capital mexicana, conforme informou a prefeita Claudia Sheinbaum no último domingo, 5, acrescentando que o local da instalação será receberá estátua de uma mulher indígena.
A substituição, noticiada pela CNN Brasil, é justificada pela necessidade de enaltecer o papel histórico das mulheres no país, especialmente as nativas da região, e diminuir a visão eurocentrista da descoberta do genovês: “É claro que reconhecemos Colombo. Mas há duas visões”, afirmou a política.
Edificando a narrativa, ela explicou que, localmente, existem narrativas importantes para a compreensão do passado no México: “E tem outra visão daqui, de que, na verdade, chegou um europeu na América, que fez um encontro entre dois lugares, e aí veio a conquista (espanhola)", acrescentou.
Apesar da retirada na Avenida Paseo de la Reforma, Claudia afirmou que a estátua do explorador não será demolida, mas realocada para "um lugar digno" dentro do município. A prefeita é aliada ao presidente Andrés Manuel López Obrador, ativista das causas indígenas à frente do país.