Novo gênero de formiga, que apresenta morfologia singular, foi descrito por pesquisadores
Pesquisadores de Okinawa, no Japão, formaram uma força-tarefa com vários intitutos ao redor do mundo com o intuito de entender mais sobre a diversidade das formigas, inclusive no Brasil.
O professor John Latteke, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), forneceu informações sobre a distribuição das espécies de formiga na região neotropical, que compreende as Américas Central e do Sul, desenvolvendo um mapa de alta resolução.
Existem zonas no Brasil em que nossos conhecimentos são fracos”, explicou. “Por isso, há uma elevada probabilidade de encontrar novas espécies e, possivelmente, novos gêneros, como é o caso do norte da Mata Atlântica, da região oeste da Amazônia e o Plano-alto das Guianas, no norte do país”.
Foi a partir desse projeto que os cientistas foram capazes de identificar, neste ano, um novo gênero de formiga, chamado de Igaponera curiosa. Embora a espécie já fosse conhecida, notou-se que o exemplar trazia uma morfologia diferente da original.
O espécime único foi coletado por pesquisadores alemães que estavam investigando as proximidades da cidade de Manaus, mas a expectativa é que mais amostras da formiga sejam encontradas para que outros estudos sejam feitos sobre o gênero.
Ao jornal O Globo, Latteke destacou como a fauna de formigas no Brasil é mais conhecida quando as informações são comparadas com as obtidas em outras regiões da América Tropical e do trópico em geral, mesmo que ainda estejamos no começo dessa jornada.