Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Enorme tesouro de moedas de ouro é encontrado em porão de vila na Áustria

Durante trabalho em vila em Viena, capital austríaca, encanador encontrou um baú com surpreendentes 30 quilos de moedas de ouro; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 28/11/2024, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tesouro encontrado em porão em Viena, na Áustria - Reprodução/X/@Silver__Santa
Tesouro encontrado em porão em Viena, na Áustria - Reprodução/X/@Silver__Santa

Não é incomum nos depararmos com notícias de tesouros e grandes quantidades de moedas encontradas pelo mundo. Mas recentemente, um encanador austríaco deu a sorte grande durante um trabalho realizado em uma vila em Viena, capital da Áustria.

Conforme repercutido pelo jornal britânico The Sun, durante reformas no porão de uma vila no bairro de Penzing, o encanador notou uma corda misteriosa saindo do piso do local. Embora ela tenha sido ignorada por outros trabalhadores que passaram por ali antes dele, curioso, ele decidiu investigar o que seria.

Então, com uma pá, ele escavou o concreto onde havia aquela corda e se deparou com uma curiosa caixa de metal bastante enferrujada. Mas quando abriu o objeto, se surpreendeu: ali dentro, havia um impressionante tesouro com cerca de 30 quilos de moedas de ouro.

Estampadas com imagens de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais prolíficos e influentes compositores clássicos que já existiu, nascido também na Áustria.

+ Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha

Destino do tesouro

Após encontrar as moedas, o encanador rapidamente contatou autoridades locais, que avaliaram o tesouro em uma quantia de cerca de 2 milhões de libras (R$ 14,5 milhões, na cotação atual).

Porém, uma peculiaridade sobre a legislação austríaca com relação a outros países é que, no país, tesouros do tipo são divididos entre o descobridor e o dono do imóvel. Assim, embora o acordo ainda não tenha sido finalizado, estima-se que o encanador sortudo e curioso leve consigo quase metade do valor das moedas, o equivalente a cerca de R$ 7 milhões.

Também é destacado, conforme repercute a Revista Casa e Jardim, que as moedas provavelmente estão enterradas na época da Segunda Guerra Mundial, quando europeus ricos que viviam na região decidiram esconder objetos de valor para impedir que caíssem nas mãos dos nazistas.