Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beatles

Em carta à Eric Clapton, John Lennon descreve 'tortura' sobre turnê com os Beatles

Escrita em 29 de setembro de 1971, carta de oito páginas descreveu turnê com os Beatles como 'tortura' em ainda convidou Clapton para supergrupo

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 28/11/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O beatle John Lennon - Divulgação/Youtube
O beatle John Lennon - Divulgação/Youtube

Em carta enviada à Eric Clapton, o ex-Beatles John Lennonreclamou da "tortura" de fazer turnê com o Fab Four e ainda tentou recrutar o guitarrista para fazer parte de um novo supergrupo musical.

Na missiva de oito páginas, datada de 29 de setembro de 1971, escrita semanas após o lançamento de 'Imagine', Lennon descreveu o desejo de colaborar com Clapton e demonstrou seu pensamento de realizar uma mudança drástica em seu som — enquanto sua carreira pós-Beatles começava a decolar.

+ O conselho de Paul McCartney que salvou a relação entre John Lennon e Yoko Ono

Na mensagem, ele descreve sua proposta de um "grupo núcleo" envolvendo ele mesmo, Clapton, Klaus Voorman (baixista e produtor musical ligado aos Beatles), Jim Keltner (baterista que tocou no álbum solo de alguns ex-Beatles), Nicky Hopkins (recladista e pianista que tocou em álbuns dos Beatles e dos Rolling Stones) e Phil Spector (o produtor que criou a 'parede de som').

"Você já deve saber que Yoko e eu avaliamos sua música e você muito bem", Lennon disse a Clapton, repercute o Independent. "Você também conhece a música que temos feito e esperamos fazer".

De qualquer forma… depois de perder o show em Bangladesh, começamos a sentir cada vez mais vontade de sair na estrada, mas não do jeito que eu costumava fazer com os Beatles, noite após noite de tortura", continua.

A carreira de Clapton

A essa altura, Clapton já havia se juntado ao Cream — ao lado do baixista Jack Bruce e do baterista Ginger Baker. "Sei que posso trazer à tona algo grandioso em você… Espero trazer à tona o mesmo tipo de grandeza em todos nós", escreveu John.

"Ninguém será solicitado a fazer algo que não queira... nenhum contrato. Não estamos pedindo seu nome... é sua mente que queremos".

Mais detalhes sobre as 'tortuosas' turnês com os Beatles foram ditas durante uma entrevista em 1975, quando o músico confirmou que os shows com os Fab Four o haviam desencorajado de fazer turnês como artista solo.

Minha decisão de fazer turnê já estava tomada há muito tempo", disse. "Acho que seria uma chatice… Tenho certeza de que gostei de algumas partes, mas não muito".

Ele também não havia sido muito elogioso sobre a gravação com a banda, em uma entrevista ao Village Voice gravada logo após o último álbum dos Beatles, Let It Be, ser concluído.

"Estávamos passando por um inferno", Lennon disse na conversa, que só foi descoberta em  2013. "Frequentemente passamos. É uma tortura toda vez que produzimos alguma coisa".

A carta enviada à Clapton foi escrita durante um momento difícil na vida do guitarrista, quando ele cortejava Patti Boyd, a primeira esposa do ex-colega de banda de Lennon, George Harrison

A carta escrita por John Lennon para Eric Clapton irá a leilão em 5 de dezembro deste ano, logo após o lançamento do novo documentário 'Beatles '64', de Martin Scorsese.