Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA

Após a morte do adolescente Harris Wolobah, de 14 anos, a empresa que fabrica a tortilla retirou o produto de circulação no país

Harris Wolobah e pacotes da tortilla de pimenta - Reprodução/Vídeo/X/CBS News
Harris Wolobah e pacotes da tortilla de pimenta - Reprodução/Vídeo/X/CBS News

Um jovem de 14 anos dos Estados Unidosfaleceu depois de comer um único chip de tortilla (um tipo de salgadinho feito de milho) com quantidades excessivas de pimenta. A causa de morte foi indicada por uma autópsia obtida pela agência de notícias Associated Press e divulgada nesta quinta-feira, 16.

O adolescente era Harris Wolobah, da cidade de Worcester, no estado de Massachusetts, que faleceu em 1º de setembro de 2023 após consumir a tortilla. O jovem tinha uma deficiência cardíaca congênita, também apontada como significativa no relatório.

No dia do incidente, a polícia encontrou Harris inconsciente. Ele foi imediatamente levado ao hospital, mas faleceu. Conforme indicado pela autópsia, a causa do óbito foi uma parada cardiorrespiratória, relacionada à recente ingestão de uma substância alimentar com alta concentração de capsaicina, substância química presente em pimentas.

Classificação indicativa

Logo após o falecimento de Harris, em setembro do ano passado, a empresa fabricante da tortilla, a Paqui, pediu aos vendedores para retirar os produtos de circulação, conforme repercutido pelo G1.

Normalmente, as tortillas são vendidas em sacos, como batatas fritas ou outros petiscos. No entanto, esta era vendida individualmente por US$ 10 (R$ 51, na cotação atual). Sua embalagem era em forma de caixão e vinha com um aviso destacado de que o produto poderia causar desconforto e era destinado a adultos, não, a crianças.

Apesar da indicação, Harris não foi a única criança a passar mal após realizar um desafio para ingerir a tortilla. Casos foram reportados por estudantes tanto no estado da Califórnia quanto em Minnesota.