Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Coreia do Norte é acusada de roubar segredos militares por meio de hackers

Documento assinado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul acusam os norte-coreanos de terem deflagrado uma campanha global de ciberespionagem

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 26/07/2024, às 07h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Pete Linforth por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Hackers a serviço da Coreia do Norte teriam deflagrado uma campanha global de ciberespionagem para roubar segredos militares em apoio ao programa nuclear de Pyongyang. É o que dizem os Estados Unidos, o Reino Unido e a Coreia do Sul em um comunicado conjunto publicado nesta quinta-feira, 25.

O documento foi elaborado pelo FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, e pela Agência de Segurança Nacional (NSA) americana, pelo Centro Nacional de Cibersegurança britânico (NCSC) e pelo Serviço de Inteligência Nacional (NIS) da Coreia do Sul.

Segundo informações do portal DW, o grupo de hackers é conhecido pelos pesquisadores da área de cibersegurança como Andariel ou APT 45 e é supostamente um braço da agência de espionagem de Pyongyang.

Alvos

O comunicado afirma que esses hackers têm focado em sistemas de computadores de empresas de defesa e engenharia, incluindo até mesmo fabricantes de tanques, submarinos, navios, caças, mísseis e sistemas de radar, tendo obtido sucesso em alguns casos.

Entre as vítimas do grupo estão a NASA, da qual teriam sido roubados 17 gigabytes de dados, além do próprio FBI, do Departamento de Justiça americano, e das bases aéreas militares de Randolph, no Texas, e Robins, na Geórgia.

Conforme aponta o FBI, o grupo explora vulnerabilidades em softwares para lançar ciberataques, utilizando métodos como malware e phishing para obter acesso a dados e informações sigilosas.