Plataforma japonesa sofreu o ataque mais significativo desde dezembro de 2022 e o sétimo na história do setor
Uma plataforma de troca de criptomoedas sediada no Japão relatou uma perda de bitcoins no valor de US$ 300 milhões, aproximadamente R$ 1,5 bilhão, em razão de uma invasão à sua carteira digital.
"Ainda estamos investigando os detalhes do dano", afirmou, em comunicado, a plataforma DMM Bitcoin depois de detectar uma "invasão não autorizada" por volta das 13h30 (4h30 GMT) de sexta-feira. "Já tomamos medidas para evitar a filtração não autorizada, mas também implementamos restrições no uso de alguns serviços para garantir segurança adicional", prosseguiu.
A DMM Bitcoin revelou que o montante da invasão foi de 48,2 bilhões de ienes (cerca de 300 milhões de dólares), equivalente a 4.502,9 bitcoins. De acordo com a Chainalysis, uma empresa de análise de mercado de criptomoedas, que classificou esse valor como "roubado", este é o ataque mais significativo desde dezembro de 2022 e o sétimo na história do setor.
A plataforma japonesa assegurou aos seus clientes que "todos os depósitos de bitcoin serão completamente garantidos" com o suporte de outras empresas do grupo. A Agência de Serviços Financeiros do Japão ordenou à empresa que investigue a causa do incidente, enquanto a polícia iniciou sua própria investigação, conforme relatado pelo jornal econômico Nikkei.