Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Mucutuy

As Crianças Perdidas: Veja atualizações sobre a história das crianças

Um ano após o milagre na Amazônia, saiba como estão os quatro irmãos colombianos que sobreviveram 40 dias perdidos na floresta

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/11/2024, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Irmãos Mucutuy - Divulgação/ICBF
Os Irmãos Mucutuy - Divulgação/ICBF

A história de Lesly, Soleiny, Tien e Cristin Mucutuy, os quatro irmãos que sobreviveram por 40 dias na selva amazônica após um acidente aéreo, comoveu o mundo. A jornada dessas crianças, que enfrentaram a natureza selvagem e a perda da mãe, foi retratada no documentário da Netflix, 'As Crianças Perdidas'.

Após o resgate em junho de 2023 e um período de recuperação em um hospital de Bogotá, os irmãos Mucutuy foram colocados sob os cuidados do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF). Mas como estão as crianças um ano após esse trauma?

De acordo com uma atualização do ICBF, divulgada em junho de 2024, as crianças estão se recuperando bem, tanto física quanto emocionalmente. "Eles passam os dias se divertindo e aprendendo", diz a declaração. As crianças superaram as doenças físicas adquiridas na selva e estão recebendo acompanhamento psicológico para lidar com o trauma.

O instituto ressalta a importância de manter os irmãos juntos, afirmando que eles sempre se apoiaram mutuamente e continuam unidos. "Eles seguem seus estudos e aproveitam a vida que meninos e meninas deveriam ter nessa idade", completa a declaração.

Sobrevivência

Para entender como as crianças conseguiram sobreviver por tanto tempo em um ambiente tão hostil, é preciso voltar ao início dessa história. A queda do avião em 1º de maio de 2023 deixou os três adultos a bordo mortos, mas as crianças, com idades entre 11 meses e 13 anos, conseguiram se salvar.

Com poucos suprimentos, elas sobreviveram se alimentando de frutas, raízes e farinha de mandioca que encontraram na selva. A filha mais velha, Lesly, com seus 13 anos, demonstrou uma liderança incrível, guiando seus irmãos e utilizando seus conhecimentos sobre a floresta para garantir a sobrevivência de todos.

"As crianças menores já estavam muito fracas. Elas só estavam fortes o suficiente para respirar ou alcançar uma pequena fruta para se alimentar ou beber uma gota de água na selva", disse o general Pedro Sánchez ao 'The Guardian'.

A busca pelas crianças mobilizou as forças armadas colombianas e voluntários, que vasculharam a selva por 40 dias até encontrá-las. O resgate foi um momento emocionante e marcante, transmitido ao vivo pela televisão e acompanhado por milhões de pessoas ao redor do mundo.