O Google Arts & Culture, junto ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, apresenta imagens inéditas do passado da cidade
O Google Arts & Culture, em parceria com o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, lançou uma exposição virtual inédita que recupera mais de 500 imagens e 124 filmes das décadas de 1920, 1930 e 1940.
Os registros, digitalizados e agora preservados, retratam o desenvolvimento urbano e cultural da cidade, com cenas do cotidiano, desfiles de carnaval e eventos religiosos. Gratuito e acessível online, o projeto conecta o passado vibrante da cidade ao público global.
Os materiais, parte da coleção Paschoal Nardone, estavam ameaçados pela Síndrome do Vinagre ou Síndrome do Ácido Acético, que deteriora filmes antigos. Graças à digitalização realizada com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), mais de 2.000 metros de rolos foram restaurados e disponibilizados gratuitamente.
Para Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, "a parceria deixa evidente a importância de se preservar a memória".
São registros que poderiam ter se perdido e que agora, graças à tecnologia, estão resguardados e disponíveis gratuitamente para todos. É um pedaço da história do Rio revitalizado e eternizado. Seu valor é inestimável”, disse.
Já Rosa Maria Araújo, presidente do Arquivo Geral, destacou que o projeto permite entender melhor a cidade de cem anos atrás.
“Digitalizamos imagens inéditas e filmes do Rio do início do século XX, quando só a fotografia captava a vida na cidade, a paisagem da capital, cenas da vida cotidiana do povo, seus hábitos e os espaços de convivência. Com estas imagens em movimento (que estavam ameaçadas de se perderem, com a deterioração do tempo), podemos entender melhor como era a cidade há cem anos”, afirmou.
"Preservar a história compartilhada do Rio de Janeiro por meio da digitalização e da narrativa no Google Arts & Culture é crucial, e este projeto nos permite salvaguardar o rico patrimônio cultural da cidade para as futuras gerações. Ao tornar esses filmes inéditos acessíveis, permitiremos que pessoas ao redor do mundo se conectem com o passado vibrante da cidade", acrescentou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.