Diferente dos prédios vizinhos, o edifício Santalaia se destaca como grande jardim vertical, alcançando o título de maior do mundo
Uma das maiores "florestas" verticais do mundo está situada na capital colombiana, composta por mais de cem mil plantas. O edifícioSantalaia se destaca na paisagem urbana ao introduzir elementos verdes em seus apartamentos. Este empreendimento, capaz de fornecer oxigênio para 3.100 pessoas, é um projeto arquitetônico grandioso criado por Luis Guillermo Vallejo.
Considerado o maior jardim vertical do mundo, o Santalaia é um verdadeiro oásis na cidade de Bogotá e é aclamado como uma das maravilhas arquitetônicas contemporâneas. Inaugurado em 2015, o imponente edifício de 3117 metros quadrados busca combater a poluição urbana, gerar oxigênio e fomentar a biodiversidade.
Com 115.000 plantas de mais de 10 espécies diferentes, o Santalaia se assemelha mais a uma floresta vertical do que a um simples jardim. Graças à sua vasta vegetação, ele se tornou o principal pulmão verde de Bogotá, produzindo oxigênio suficiente para milhares de pessoas e filtrando toneladas de gases prejudiciais a cada ano.
No entanto, manter essa estrutura verde é um desafio. Com 42 estações de irrigação distribuídas ao longo de sua superfície de concreto, o edifício depende de água reciclada e da chuva para sustentar sua exuberante vegetação. Apesar de sua importância, os residentes enfrentam dificuldades devido à presença abundante de insetos nas áreas habitadas pelas plantas.
Enquanto isso, em Melbourne, Austrália, está em planejamento a construção do maior jardim vertical do mundo, conhecido como The Green Spine (A Coluna Verde). Este edifício, que também será a torre mais alta da Oceania — ultrapassando a Q1 Tower —, terá uma altura impressionante de 365 metros.
Com assinatura do estúdio de arquitetura UNStudio, o projeto abrangerá cerca de 270.000 metros quadrados, distribuídos em dois edifícios. Ambas as estruturas serão caracterizadas por um extenso jardim vertical, formado por uma complexa rede de terraços, totalizando 5,5 quilômetros lineares.
Assim, The Green Spine superará o icônico One Central Park, em Sydney, tornando-se o maior jardim vertical do mundo, em uma impressionante extensão de quase 200 metros, de acordo com o portal O Globo.