Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / '1899'

Criador de '1899' diz ter procurado brasileira que notou semelhanças entre a HQ e a série

Cartunista brasileira notou semelhanças entre HQ de sua autoria e a 1889, nova série da Netflix

Redação Publicado em 21/11/2022, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 1899 (2022) - Divulgação/Netflix
Imagem promocional de 1899 (2022) - Divulgação/Netflix

Um dos recentes lançamentos da Netflix se tornou alvo de polêmica no último domingo, 20. Isso porque uma cartunista brasileira notou semelhanças entre '1899', série da plataforma de streaming, e 'Black Science' HQ de sua autoria lançada em 2016.

Através de uma série de Tweets que repercutiram entre os internautas, a cartunista brasileira Mary Cagnin detalhou algumas das semelhanças encontradas na HQ e na série.

"Está tudo lá: A pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas", disse Mary Cagnin.

++ Afinal, existe uma ligação entre '1899' e 'Dark', sucesso da Netflix?

Ela também destacou que já realizou uma apresentação de 'Black Science' em 2017 na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. Assim, ela levantou a ideia de que sua obra fora plagiada após a apresentação internacional. 

Participei de painéis e distribuí o quadrinho Black Silence para inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles. Eu não só entreguei o quadrinho físico como disponibilizei a versão traduzida para o inglês', continuou a artista. 

O que dizem os criadores

Com a acusação que se tornou um dos mais comentados assuntos entre os internautas, Baran Bo Odar, criador da série, se manifestou e rebateu as acusações feitas. Ele disse não conhecer a artista e pediu 'mais amor' na internet.

Infelizmente nós não conhecemos a artista, nem seu trabalho ou quadrinhos. Nós nunca roubaríamos de outros artistas, já que nos sentimos artistas. Nós também a procuramos e esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, mais amor em vez de ódio", escreveu ele, que escreveu a mensagem através de uma legenda do Instagram acompanhada de um texto escrito por fãs da série.

Jantje Friese, que é produtora e roteirista da série com Baran bo Odar, também se pronunciou nesta segunda-feira, 21, após a polêmica tomar conta das redes.

Jantje ressaltou que eles não conheciam 'Black Science' até o assunto tomar as redes sociais e que a série '1899' configura uma ideia 'original e não baseada em nenhum material'. 

“Oi Internet! Não posto nada há anos porque, francamente, acho que as redes sociais se tornaram tóxicas. As últimas 24 horas provou isso novamente. Para contextualizar: uma artista brasileira alegou que roubamos de sua graphic novel. Para deixar claro: nós não fizemos isso! Até ontem nem sabíamos da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não baseada em nenhum material. No entanto, estamos sendo bombardeados com mensagens - algumas delas feias e ofensivas. Alguém dá um alarme false e todos vão em cima, sem ao menos checar se as afirmações fazem algum sentido. Claro que isso deveria ser um esquema para vender mais de suas histórias em quadrinhos: bem jogado”, escreveu Jantje.