Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Compasso que teria pertencido a Nicolau Copernico é encontrado na Polônia

Durante exploração no castelo Frombork, arqueólogos encontraram o objeto, feito de liga de cobre, usado pelo astrônomo Nicolau Copérnico; saiba mais!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 07/08/2024, às 11h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Copérnico: Conversa com Deus', por Jan Matejko - Domínio Público
'Copérnico: Conversa com Deus', por Jan Matejko - Domínio Público

Em um castelo na Polônia, pesquisadores encontraram um compasso que acreditam ter pertencido ao astrônomo Nicolau Copérnico. O objeto, feito de liga de cobre, foi descoberto por arqueólogos amadores que usaram um radar de penetração para explorar o terreno do castelo Frombork, construído no século 14, no norte do país. 

Conforme recorda o Daily Mail, foi justamente neste local que Copérnico fez a maior parte de suas descobertas e aperfeiçoou sua teoria do heliocentrismo — que defende que o Sol é o centro do Universo. O compasso perdido compõe a pintura 'Copérnico: Conversa com Deus', de Jan Matejko

+ Rosto do astrônomo Nicolau Copérnico é reconstruído por brasileiro

Compasso perdido 

Após ter sido encontrado em uma sala enterrada sob os jardins do castelo, as fotos do compasso foram compartilhadas nas redes sociais pelo grupo Treasure Mission, responsável pela descoberta. 

"No jardim, onde Nicolau Copérnico conduziu suas observações astronômicas, encontramos um compasso que remonta ao início do século 16", diz a publicação, conforme repercute o Daily Mail. "Esta descoberta incrível não apenas nos leva de volta no tempo ao período em que Copérnico fez suas descobertas inovadoras, mas também abre novas possibilidades para entender seus métodos de trabalho".

Compasso de Copérnico - Treasure Mission

Graças à cooperação com arqueólogos, descobrimos que este compasso poderia ter sido usado para medições precisas, que eram cruciais na pesquisa astronômica", continua o post. 

Conforme aponta a lenda sobre o astrônomo, Nicolau Copérnico usou um túnel secreto de sua residência particular para acessar a catedral da cidade; onde o objeto foi encontrado mais de 480 anos depois de sua morte. Zorjana Polenik, do Museu Nicolau Copérnico em Frombork, aponta que o compasso "poderia ter pertencido ao próprio Nicolau Copérnico", aponta o Daily Mail.