Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Anel

Antigo anel picto é descoberto após 1.000 anos enterrado

Escavações revelaram um valioso anel que ficou 1.000 anos no subsolo em sítio histórico de Burghead, na Escócia

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2024, às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anel Pictish - Reprodução/National Museums Scotland
Anel Pictish - Reprodução/National Museums Scotland

Escavações no sítio histórico de Burghead, na Escócia, revelaram um artefato surpreendente. Na ocasião, foi encontrado um antigo anel que esteve enterrado por 1.000 anos. A descoberta, realizada pelo voluntário John Ralph, pode ajudar a entender melhor a misteriosa civilização dos pictos, um povo cuja história tem sido um enigma para os estudiosos.

Os pictos, que habitaram o nordeste da Escócia entre os séculos 3 e 9 d.C., não deixaram registros escritos, tornando achados arqueológicos, como este anel, cruciais para compreender sua cultura e sociedade.

A escavação, liderada pela Universidade de Aberdeen sob a liderança do professor Gordon Noble, tem revelado artefatos que desafiam a noção de que o local havia perdido seu valor histórico.

Ralph, que participou de sua terceira temporada de escavações em Burghead, inicialmente teve dificuldades em encontrar algo de valor. No entanto, em seu último dia, ele descobriu o valioso anel.

Quando encontrei o anel, foi como marcar um gol na final", comentou o voluntário.

O professor destacou a importância da descoberta, afirmando que poucos anéis pictos foram encontrados até hoje, sendo a maioria através de tesouros enterrados para proteção.

A descoberta do item em um contexto doméstico é especialmente surpreendente, o que sugere que Burghead pode ter sido uma sede de poder significativa durante o período em questão.

Próximos passos

Atualmente, o anel é analisado por especialistas no Museu Nacional da Escócia, que esperam determinar mais sobre sua origem e quem poderia ser o dono de uma joia de status tão elevado.

Segundo o 'Archaeology News', o público poderá aprender mais sobre essa descoberta fascinante durante um evento no Forte Burghead, onde arqueólogos estarão disponíveis para explicar o contexto da escavação e exibir outros artefatos pictos encontrados no local.