A partir do dia 21, brasileiros poderão observar o Cometa do Diabo nos céus com mais facilidade; saiba mais!
Durante o mês de abril, o céu de todo o Brasil está sendo 'visitado' pelo Cometa do Diabo — apelido dado ao cometa 12P/Pons-Brooks. Entretanto, o criovulcão deverá ficar mais visível na próxima semana.
Afinal, segundo explica matéria da CNN, é justamente nesse período em que o Cometa do Diabo atingirá seu periélio (ponto de órbita mais próximo do Sol), que deve ocorrer no dia 21. Já no dia 23, o 12P/Pons-Brooks deve atingir seu brilho máximo; assim, ficando mais visível.
+ Novas fotos do 'cometa do diabo' revelam espiral de luz girando em seu entorno
Apesar de todos esses fatores, não existe certeza de que o Cometa do Diaba estará visível a olho nu. Portanto, é recomendado que quem queira observá-lo faça o uso de binóculos. Saiba mais sobre o Cometa do Diabo e como vê-lo!
Conforme explica matéria publicada pela equipe do site do Aventuras, o Cometa do Diabo possui o tamanho de uma cidade pequena e se aproxima cada vez mais da Terra. Na verdade, ele é um criovulcão — informalmente chamado de vulcão de gelo, visto que, quando entra em erupção, ele não jorra lava, mas sim uma grande quantidade de gás e gelo que estão acumulados.
Sendo assim, as entranhas geladas do cometa, que possui cerca de 30 quilômetros de diâmetro, entram em combustão e explodem (mais ou menos como se fossem uma lata de refrigerante congelada).
E foi justamente durante uma dessas erupções que a explosão ártica fez com que sua coma — nuvem de poeira e gás que circunda o núcleo de um cometa — aparentasse ter 'chifres', o que rendeu ao 12P o apelido de 'Cometa do Diabo'.
Para ver o Cometa do Diabo mais facilmente, o recomendado é que a observação aconteça no céu noturno em um local escuro, quando existem mais chances de conseguir enxergá-lo sem que luzes artificiais atrapalhem.
O 12P/Pons-Brooks pode ser encontrado pouco abaixo da constelação de Touro, próximo à linha do horizonte — na região Norte e Nordeste, por conta proximidade com a Linha do Equador, o corpo celeste deverá ficar em uma altura maior do que o restante do Brasil. O melhor horário para isso seria pouco depois do pôr-do-Sol, quando o cometa deve ficar mais visível.