Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Coliseu sediará competição de gladiadores pela primeira vez em anos

Nova experiência patrocinada pelo Airbnb permitirá que pessoas se inscrevam para batalha de gladiadores em pleno Coliseu de Roma; veja como participar!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 27/11/2024, às 10h34 - Atualizado em 05/12/2024, às 18h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coliseu em Roma, na Itália - Foto por Diliff pelo Wikimedia Commons
Coliseu em Roma, na Itália - Foto por Diliff pelo Wikimedia Commons

Construído há quase 2.000 anos, o Coliseu em Roma, na Itália, foi palco de várias lutas de gladiadores em prol do entretenimento dos antigos romanos. E agora, o icônico anfiteatro sediará mais uma vez lutas de espadas — embora, dessa vez, puramente encenadas e nada letais.

Patrocinada pelo Airbnb, que investiu US$ 1,5 milhão no projeto, a ação pretende promover um turismo mais consciente pelo local, cobrindo a renovação de um programa educacional dentro do Coliseu, abordando ainda a história da construção e dos gladiadores. O projeto foi anunciado em 13 de novembro, em meio ao lançamento mundial do novo filme de Ridley Scott, 'Gladiador 2', que ocorreu no mês passado.

+ Gladiador 2: Confira 5 curiosidades sobre o Coliseu romano

Conforme repercutido pela Revista Casa e Jardim, ao todo, oito usuários da plataforma do Airbnb, com seus acompanhantes, poderão participar de lutas encenadas no Coliseu após o horário de fechamento do local, nos dias 7 e 8 de maio de 2025. Além disso, quem for selecionado passará pelas mesmas rotas subterrâneas que os antigos guerreiros tomavam, antes de chegar na grandiosa arena de batalha.

E certamente o fator mais atrativo da proposta: aqueles que se interessarem podem se inscrever para a experiência de graça neste dia 27 de novembro. Os "gladiadores" que lutarão no anfiteatro romano sangrento serão determinados por sorteio; e, no caso de brasileiros, obviamente é necessário que você esteja na Itália na data, visto que a experiência não patrocina as passagens aéreas.

Além do Airbnb, outra marca que financiou parte da reforma do monumento foi a italiana Tod's, incluindo limpeza, substituição dos portões e reparos nas áreas subterrâneas. Para acessar o link de inscrição, clique aqui.

Vista do interior do Coliseu / Crédito: Getty Images

Coliseu

Certamente o monumento romano mais emblemático já construído, resistindo ao tempo e servindo como cartão postal de Roma até hoje, o Coliseu começou a ser construído sob o governo do imperador Vespasiano, em 72 d.C., e concluído em 80 d.C., durante o regime de seu sucessor, Tito.

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, ele foi construído com tijolos revestidos de argamassa e areia e, mesmo sendo erguido há tanto tempo, ainda é considerado o maior anfiteatro já construído. Ali dentro, milhares de romanos se reuniam para apreciar as brutais batalhas de gladiadores, um dos principais meios de entretenimento de sua época, que, às vezes, culminavam em resultados sangrentos, com o imperador vigente tendo poder sobre a vida e a morte daqueles que ali lutaram.

Ele foi um palco importante até o início do século 5 d.C., quando o imperador Flávio Honório proibiu os combates de gladiadores, e caiu em desuso definitivamente no século seguinte, durante a Era Medieval. Mais tarde, voltou a ser utilizado com outro intuito: como oficinas, santuário cristão, sede de uma ordem religiosa e até mesmo como fortaleza.

Hoje, o local é palco de uma série de estudos e pesquisas arqueológicas, sem mencionar que é um dos mais populares pontos turísticos da Itália.