O coach fez as declarações polêmicas durante uma live e tentou desmerecer as conquistas do piloto que faleceu há 30 anos
O coach e influenciador Pablo Marçal, conhecido por suas frases motivacionais e estilo de vida ostentativo, voltou a gerar polêmica nas redes sociais. Em uma live recente, ele fez comparações entre si mesmo e o piloto Ayrton Senna, exaltando suas próprias conquistas e diminuindo as do tricampeão mundial de Fórmula 1 que faleceu há 30 anos.
Marçal se declarou inspirado na "velocidade" de Senna, mas logo em seguida questionou o legado do piloto, dizendo que ele "não era bilionário", "não escreveu 45 livros" e "nem teve filho". Afirmou ainda que Senna não tinha "banco", "avião próprio" ou "helicóptero", como ele tem.
“Aquele carro do Ayrton Senna tem um na minha garagem de casa, tem um na garagem da minha sala e aqui na minha casa dos Estados Unidos… Motorzão Honda que o homem foi campeão. Esse cara significa muito para mim (...), você vai ver sempre esses símbolos do Senna (...), honro demais a figura desse cara”, diz Pablo Marçal.
Logo em seguida, ele é questionado por um seguidor, que o acusa de estar “adorando ao Senna” e diz que “Jesus está com ciúmes”.
Senna teve uma experiência com Deus (...) e ele e o carro viraram um. Eu quero pegar isso. Aquilo ali é um símbolo de velocidade”, responde o coach. E prossegue: “O Senna não tinha banco, não, moço. O Senna não tinha avião próprio, não. O Senna não pilotava helicóptero igual eu, não. Vamos tratar o Senna agora e pôr ele no lugar dele? Que Deus o tenha, mas deixa eu te falar uma coisa? O Senna não era bilionário, o Senna não escreveu 45 livros. Você acha que eu tô me modelando no Senna para escrever os livros que eu escrevo? O Senna nem teve filho, eu tenho quatro. Você quer que eu continue?”.
A fala do coach gerou reações indignadas de fãs do piloto e de internautas em geral. Muitos consideraram as comparações desnecessárias e ofensivas, além de destacaram que a importância de Ayrton vai além de bens materiais, segundo o portal O Globo.
Pablo Marçal "colocando o Senna no lugar dele" passando na sua timeline. pic.twitter.com/mQBqwOFGFw
— Leonardo Lopes (@leonardo1opes) February 22, 2024
O vídeo com as declarações de Marçal viralizou, com mais de 2 milhões de visualizações no X. Internautas expressaram "vergonha alheia" e criticaram a postura arrogante do coach.
O automobilista Rodolpho Santos, inclusive, desmentiu algumas das afirmações de Marçal em uma publicação nas redes. Segundo Santos, Senna tinha sim habilitação para pilotar aviões e helicópteros, e chegou a acumular 101 horas de voo. Além disso, o piloto também era dono de um jato executivo.
Pablo Marçal é um empresário, político, coach e influenciador digital com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram. Em 2022, ele se candidatou à presidência da República pelo PROS, mas não obteve sucesso.
Marçal já foi investigado pela Polícia Federal por crimes eleitorais e lavagem de dinheiro. Apesar das polêmicas, ele mantém uma base fiel de seguidores que se inspiram em suas mensagens de superação e sucesso.