Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Cidade brasileira sediará premiação ambiental do príncipe William

Brasil será palco da primeira cerimônia do Earthshot Prize realizada na América do Sul; saiba qual cidade sediará o evento!

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 04/04/2025, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe William - Getty Images
Príncipe William - Getty Images

Nesta sexta-feira, 4, o Rio de Janeiro foi anunciado, pelo Palácio de Kensington, como a sede da edição de 2025 do Earthshot Prize, a renomada premiação dedicada à causa ambiental idealizada por William, o Príncipe de Gales e herdeiro do trono do Reino Unido.

A premiação, que distribui 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 7,350 milhões) para cinco projetos inovadores que buscam soluções para os desafios climáticos mais urgentes do planeta, acontecerá em novembro. A escolha do Rio marca a primeira vez que o evento será realizado na América do Sul, coincidindo com a conferência climática da ONU COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, no mesmo período.

Para celebrar a escolha da cidade, seis pontos icônicos do Rio serão iluminados de verde a partir das 19h desta sexta-feira: o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu do Amanhã, os Arcos da Lapa, a Cidade das Artes, o Terminal Gentileza e a Igreja da Penha. A expectativa é que o Príncipe William visite o Brasil para a cerimônia de premiação, que reunirá inovadores, investidores, filantropos e líderes ambientais de diversas partes do mundo.

O Earthshot Prize Rio não apenas concederá um prêmio financeiro a cinco vencedores, mas também impulsionará 15 soluções ambientais inovadoras através de um programa de aceleração de um ano. Os projetos escolhidos se beneficiarão de mentoria especializada, apoio técnico e conexão com uma influente rede global de investidores, filantropos e especialistas, visando acelerar seu impacto.

Segundo 'O Globo', indivíduos, empresas, organizações comunitárias, grupos indígenas e ONGs que possuam projetos com impacto ambiental positivo nas áreas de natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima estão elegíveis para concorrer à premiação.

Satisfação

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, manifestou grande satisfação com a decisão de eleger a cidade como anfitriã do Earthshot Prize, recordando o histórico do Rio em receber eventos e demonstrar compromissos ligados à sustentabilidade.

"Nossa cidade há muito tempo está na vanguarda das discussões globais sobre sustentabilidade, desde a ECO-92 até a Rio+20. Em novembro, estamos orgulhosos de mais uma vez fazer história, acolhendo soluções inovadoras que podem ajudar a proteger e restaurar nosso planeta", declarou Paes em coletiva.

Na sua quinta edição, o Earthshot Prize já reconheceu mais de 5.300 inovações ambientais em 141 nações e destinou mais de 20 milhões de libras (aproximadamente R$ 147 milhões) para apoiar a ampliação das soluções dos seus vencedores. Para William, a edição de 2025 marca um momento significativo na história do prêmio.

"Trazer o Earthshot para o Brasil, uma nação rica em biodiversidade e inovação ambiental, impulsiona novas ideias para formas mais saudáveis e seguras de viver. É uma honra destacar as pessoas que estão tornando o mundo um lugar melhor para as próximas gerações”, afirmou o príncipe à imprensa britânica.