Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Catedral de Notre-Dame de Paris reabre após cinco anos de restauração

A reabertura marca um importante momento na história do monumento, devastado por um incêndio em 2019 que destruiu parte significativa de sua estrutura

Redação Publicado em 07/12/2024, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catedral Notre-Dame de Paris - Getty Images
Catedral Notre-Dame de Paris - Getty Images

Após cinco anos de intensa restauração, a Catedral de Notre-Dame de Paris reabrirá suas portas ao público neste domingo, 8 de dezembro. A reabertura marca um importante momento na história do monumento, devastado por um incêndio em 15 de abril de 2019, que destruiu parte de sua estrutura.

Antes disso, neste sábado, 7, uma cerimônia solene dará início a esta nova fase da catedral, celebrando as reformas realizadas e a incorporação de novos elementos litúrgicos.

Segundo informações da CNN, o evento será conduzido pelo Arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, e contará com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron. Também estão confirmados Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e o príncipe William, do Reino Unido.

Cerimônias

Com duração prevista de sete horas, a cerimônia incluirá um ritual simbólico de abertura das portas, marcando o "despertar" da catedral com o canto do Salmo 121. Durante a celebração, o Arcebispo abençoará o grande órgão, enquanto hinos e orações preencherão o ambiente.

No domingo, o público poderá finalmente contemplar a arquitetura restaurada e os novos detalhes do monumento. A programação do dia contará com apresentações dos coros da Maîtrise Notre-Dame de Paris e performances de renomados organistas, como Olivier Latry, Vincent Dubois, Thierry Escaich e Thibault Fajoles.

Até a reconstrução completa do órgão do coro, o músico Yves Castagnet acompanhará as celebrações utilizando outro instrumento, repercute a CNN. 

Na semana seguinte à reabertura, de 8 a 15 de dezembro, serão celebradas missas diárias às 10h30 e 18h30, no horário de Paris. A participação na missa matinal será restrita a convidados. Inicialmente, a catedral funcionará sob um regime especial, com acesso limitado a fiéis e visitantes nos primeiros seis meses. As visitas em grupo serão permitidas somente a partir de junho de 2025, durante o período de Pentecostes.

A Catedral de Notre-Dame de Paris projeta receber até 15 milhões de visitantes anualmente. A entrada continuará sendo gratuita, permitindo que os visitantes reservem ingressos online sem custo. O acesso ao edifício poderá ser feito no mesmo dia ou até dois dias após a reserva.