Acometida pelo fogo em 15 de abril de 2019, Catedral de Notre Dame está em fase final de restauração e reabertura já tem data definida
Há exatos cinco anos, em 15 de abril de 2019, um incêndio devastou a Catedral de Notre Dame, em Paris. A reabertura do local, segundo Philippe Jost, presidente do órgão público encarregado de supervisionar a reconstrução, está prevista para 8 de dezembro deste ano.
+ Reconstrução da catedral de Notre-Dame revela pioneirismo no uso de ferro
A construção, em estilo gótico, considerada patrimônio mundial da Unesco, está sendo reconstruída por quase 250 empresas, além de centenas de artesões, arquitetos e diversos outros profissionais.
A primeira etapa da reforma, concluída em meados de 2021, teve como foco a remoção dos escombros, custando cerca de 150 milhões de euros (algo na casa dos R$ 775 milhões segundo a cotação da época). Segundo o UOL, as obras foram prolongadas devido à pandemia da Covid-19.
Depois foram iniciadas as obras de restauração não só na catedral, mas também nas inúmeras oficinas de artesões que fizeram o trabalho remoto de reparação, da recriação de vitrais e pedras, ou da reconstrução idêntica da estrutura de madeira da catedral.
Para essa fase, terminada em março e considerada a mais complexa do projeto de restauração, foi necessário a remoção de mais de mil árvores bicentenárias, segundo a AFP. Elas foram selecionadas das florestas francesas.
Em fevereiro deste ano, já voltou a ser visível a agulha da catedral, projetada originalmente no século 19 pelo arquiteto Viollet-le-Duc. Nesta etapa, já quase concluída, também foram limpos as paredes, vitrais, decorações e abóbadas de Notre Dame.
É realmente maravilhoso, todas essas cores haviam desaparecido completamente. Estou descobrindo-as agora", disse Guillaume Normand, vice-reitor de Notre Dame, à AFP.
As obras no teto, coro e agulha de Notre Dame deverão ser concluídas já no verão do hemisfério norte, mesmo período em que ficará pronta a restauração do piso xadrez em preto e branco. Um sistema contra incêndios também será instalado.
O orçamento total para essa fase da reconstrução está abaixo do valor estimado inicialmente de 550 milhões de euros (algo por voltas dos 3 bilhões de reais), conforme relatou Jost.
A AFP relembra que, após o incêndio, Notre Dame recebeu um movimento solidário de todo o mundo com doações que somaram 846 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões). Deste montante, 150 milhões ainda serão destinados para restauração de partes exteriores.
Antes do incêndio, a Catedral de Notre Dame recebia cerca de 12 milhões de visitantes todos os anos. Após a reforma, monsenhor Olivier Ribadeau-Dumas, reitor de Notre Dame, acredita que o número alcançara de "13 a 14 milhões", finaliza a AFP.