As obras de restauração do local revelaram achados arqueológicos inusitados
A histórica Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris, atualmente passa por um processo de restauração, algo que se fez necessário após o local ter sido devastado por um violento incêndio no ano de 2019.
As extensas obras, que já duram três anos a esse ponto, acabaram revelando uma série de descobertas arqueológicas sob os escombros da igreja. A mais recente delas foi anunciada pelo Ministério da Cultura da França na última terça-feira, 15.
Trata-se de uma série de túmulos, esculturas pintadas e ainda um bem preservado sarcófago de chumbo de formato humano, conforme as informações repercutidas pelo France24. A estimativa inicial dos especialistas é que eles seriam datados do século 14.
Os itens do passado foram encontrados logo abaixo do atual térreo da catedral, e sua escavação tem previsão para prosseguir até o dia 25 de março.
"Tendo em conta as características e localização do sarcófago, parece provável a hipótese do sepultamento de um alto dignitário. Uma câmera endoscópica foi introduzida no sarcófago e possibilitou identificar a presença de restos vegetais sob a cabeça do falecido, cabelos, fragmentos de tecidos, além de matéria orgânica, todos sugerindo um muito bom estado de conservação geral", afirmou o Ministério da Cultura em um comunicado.
A restauração de Notre-Dame como um todo, por outro lado, apenas terminará no ano de 2024.
Confira abaixo um vídeo mostrando as descobertas arqueológicas citadas: