Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Notre Dame

França avalia cobrar para turistas visitarem a catedral de Notre Dame

Governo francês avalia cobrança de taxa para visitação da catedral de Notre Dame, que deve ser reaberto em dezembro

Redação Publicado em 24/10/2024, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A catedral de Notre Dame - Getty Images
A catedral de Notre Dame - Getty Images

A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, anunciou nesta quinta-feira, 24, a possibilidade de implementar uma cobrança de ingresso para turistas que desejarem visitar a catedral de Notre Dame, que foi gravemente afetada por um incêndio em 2019 e está prevista para reabertura em dezembro.

No diário Le Figaro, Dati sugeriu que uma taxa de entrada no valor de cinco euros por visitante poderia gerar uma receita anual de aproximadamente 75 milhões de euros.

Segundo a ministra, essa arrecadação ajudaria não apenas na manutenção de Notre Dame, mas também na preservação de outras igrejas em Paris e em todo o país.

Ela destacou ainda que a prática é comum em toda a Europa para os principais edifícios religiosos. A proposta já foi apresentada ao arcebispo de Paris.

A catedral deve reabrir suas portas ao público no dia 7 de dezembro, após um complexo processo de reconstrução que se estendeu por cinco anos desde o trágico incêndio.

“Notre Dame despertou nossa atenção sobre o patrimônio religioso, que pertence a todos os franceses”, afirmou Dati.

Preço

Durante a entrevista, a ministra também mencionou planos para ajustar os preços dos ingressos para monumentos e museus nacionais a partir de 2026.

"É normal, por exemplo, que um visitante francês pague o mesmo preço pela entrada no [museu do] Louvre que um visitante brasileiro ou chinês?", indagou ela.

Leia também:Das cruzadas ao incêndio de Notre-Dame: A história da 'coroa de espinhos de Jesus'