Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família real britânica

As comidas que os membros da Família Real não podem comer em público

O ex-chef do Palácio de Buckingham, Darren McGrady, expôs algumas das rigorosas restrições alimentares seguidas pela família real britânica

Luiza Lopes Publicado em 22/10/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família real britânica em 2018 - Getty Images
Família real britânica em 2018 - Getty Images

Em 2015, durante entrevista ao The Telegraph, o ex-chef do Palácio de Buckingham, Darren McGrady, expôs algumas das rigorosas restrições alimentares seguidas pela família real britânica.

As regras vão muito além da etiqueta à mesa, refletindo preferências pessoais do monarca e preocupações de saúde e segurança alimentar. Para quem sonha com a vida de princesa, o ex-chefe fez um alerta: ao entrar para a realeza, você pode ter que dizer adeus a alguns dos alimentos mais comuns, especialmente os carboidratos.

'Nada de amidos'

McGrady, que trabalhou no palácio de 1982 a 1993, revelou que, durante os jantares da família, a rainha Elizabeth II, por exemplo, optava por uma dieta sem batatas, arroz ou massa. Segundo ele, "quando a rainha janta sozinha, ela é muito disciplinada. Nada de amidos é a regra... Normalmente, ela opta por algo como linguado grelhado com legumes e salada".

Essa preferência pessoal da monarca moldou os cardápios servidos em eventos reais, e as refeições costumam ser leves e controladas. Além disso, McGrady explicou que certos alimentos são proibidos em público por razões de segurança, repercute o The Telegraph.

Frutos-do-mar, por exemplo, são evitados para prevenir intoxicações alimentares. Já o foie gras, segundo o site Yahoo Sport, foi banido por questões éticas, ligadas às preocupações de Charles com o bem-estar animal.

Ele ressaltou que não é difícil imaginar como seria "complicado" ver um membro da realeza, como o príncipe William, fotografado com um babador, quebrando patas de caranguejo em um evento formal.

banquete
Banquete de estado oferecido pela Rainha Elizabeth II em 2009 / Crédito: Getty Images

Outro ponto interessante mencionado pelo ex-chef foi a restrição ao uso de alho nas refeições da família real. Segundo o site Marie Clarie, em uma participação no MasterChef Austrália, a então duquesa Camilla também confirmou essa peculiaridade.

Ela explicou que o alho é um ingrediente proibido nos jantares oficiais, provavelmente para evitar qualquer possível inconveniente causado pelo odor em encontros diplomáticos e sociais.

Exceções

Embora essas restrições sejam rigorosas, McGrady admitiu que nem sempre elas são seguidas à risca, com exceções feitas em determinadas ocasiões.

O Príncipe George, por exemplo, é fã de uma refeição que vai contra a norma: sua comida favorita é a pasta à carbonara, um prato que claramente quebra a rígida regra de "nada de massas" nos jantares reais.