Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram restos de antiga casa romana na Sicília

Descoberta foi feita na cidade de Vizzini, por grupo de pesquisadores do Instituto Arqueológico local; escavações revelaram estruturas inéditas

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2024, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavações na Sicília - Johannes Bergemann / Georg-August-Universität Göttingen
Escavações na Sicília - Johannes Bergemann / Georg-August-Universität Göttingen

Um sítio arqueológico romano foi descoberto nas proximidades da cidade de Vizzini, no sudeste da Sicília. Arqueólogos encontraram vestígios de uma casa romana, estabelecida entre os séculos 2 e 4. O estudo foi divulgado no portal Archaelogy News.

A habitação faria parte de uma vila romana maior, que cobre aproximadamente 15 hectares. Há mais de duas décadas, arqueólogos da Universidade de Göttingen têm investigado a vida e as práticas comerciais dos antigos sicilianos. 

O estudo

Liderada pelo Prof. Dr. Johannes Bergemann, do Instituto Arqueológico da Sicília, a pesquisa na área de Vizzini iniciou-se em 2022. Após realizar inspeções da superfície, a equipe utilizou técnicas de pesquisa geofísica para identificar anomalias no campo geomagnético, o que permitiu a visualização das estruturas subterrâneas sem escavação imediata.

Resquícios do mosaico danificado - Johannes Bergemann / Georg-August-Universität Göttingen

Uma das principais descobertas foi uma casa romana de 30 por 13 metros, que revelou uma grande sala decorada com um mosaico. Infelizmente, partes da estrutura foram danificadas pela agricultura ao longo dos anos. 

A escavação revelou características arquitetônicas significativas, como colunas de tijolos arredondados revestidas com estuque e possivelmente pintadas, semelhantes às de Pompeia.

Também foram encontrados vestígios de fontes e fragmentos de Terra Sigillata, uma cerâmica romana de luxo. “A casa que encontramos perto de Vizzini é um importante testemunho dessa época”, afirmou Bergemann.

Leia também:Arqueólogos encontram carruagem romana na Bulgária