Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terra

Meteorito pode ter acelerado o surgimento da vida na Terra

Impacto de rocha espacial há 3,26 bilhões de anos, maior que o que extinguiu os dinossauros, pode ter sido benéfico para a vida primitiva

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/10/2024, às 19h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de meteorito próximo à Terra - Getty Images
Imagem ilustrativa de meteorito próximo à Terra - Getty Images

Contrariando a ideia de que grandes impactos de meteoros são sinônimos de destruição, uma nova pesquisa sugere que um evento cósmico ocorrido há 3,26 bilhões de anos pode ter sido crucial para o desenvolvimento da vida na Terra.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revela que um meteorito, com o tamanho estimado de quatro Montes Everest, colidiu com nosso planeta, causando um caos global.

No entanto, esse cataclismo pode ter tido um efeito inesperado: a liberação de nutrientes que impulsionaram o crescimento de micróbios e bactérias, as primeiras formas de vida na Terra.

"Nenhuma vida complexa havia se formado ainda, e apenas a vida unicelular estava presente", explica Nadja Drabon, principal autora do estudo e professora na Universidade de Harvard. "Os oceanos provavelmente eram 'desertos biológicos', com pouca vida. O impacto do meteorito pode ter agitado esses oceanos, liberando nutrientes e criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento da vida."

A descoberta

As novas descobertas desafiam a visão tradicional de que grandes impactos são sempre catastróficos para a vida. Embora o impacto do meteorito tenha causado devastação em escala global, ele também pode ter sido um catalisador para a evolução da vida na Terra.

A equipe de Nadja analisou rochas na África do Sul, onde encontraram evidências de diversos impactos de meteoritos ocorridos há bilhões de anos. Ao estudar essas rochas, os pesquisadores conseguiram reconstruir os eventos que se seguiram ao impacto do meteorito S2.

As análises revelaram que o impacto liberou grandes quantidades de nutrientes na atmosfera e nos oceanos, criando um ambiente mais propício para o crescimento de micróbios. Além disso, o impacto pode ter causado mudanças climáticas e geológicas que aceleraram a evolução da vida.

"Esses impactos devem ter afetado significativamente a origem e a evolução da vida na Terra. Mas como exatamente continua sendo um mistério", disse Drabon.

Leia também:Pesquisadores descobrem de onde vieram 200 meteoritos marcianos que caíram na Terra