Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Nasa oferece R$ 17 milhões a quem solucionar problema que afeta missões à Lua

Desafio "LunaRecycle" busca transformar resíduos em recursos para futuras missões espaciais e inspirar soluções para a Terra

Redação Publicado em 17/10/2024, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem na lua - Reprodução/Wikimedia
Homem na lua - Reprodução/Wikimedia

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) acaba de lançar um desafio ambicioso para mentes criativas de todo o mundo: encontrar soluções inovadoras para reciclar o lixo gerado em futuras missões lunares.

O concurso "LunaRecycle" oferece um prêmio total de US$ 3 milhões para os projetos mais promissores que contribuam para a sustentabilidade da exploração espacial.

O desafio busca soluções para reciclar uma variedade de resíduos inorgânicos gerados em missões espaciais de longa duração, como embalagens de alimentos, materiais de experimentos científicos e outros itens.

A ideia é transformar esses resíduos em recursos úteis para as próprias missões, reduzindo a necessidade de enviar materiais da Terra e minimizando o impacto ambiental da exploração lunar.

"Com esse desafio, estamos buscando abordagens inovadoras do público para a gestão de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra para o benefício de todos", afirmou Amy Kaminski, executiva do programa de Prêmios, Desafios e Crowdsourcing da NASA.

O concurso

Segundo a 'Revista Galileu', o concurso é dividido em duas categorias: "Construção de Protótipo" e "Trilha Gêmea Digital". A primeira categoria busca projetos práticos que desenvolvam componentes e sistemas de hardware para reciclar resíduos sólidos na superfície lunar.

Já a segunda categoria incentiva a criação de modelos virtuais de sistemas de reciclagem, simulando o processo e a produção de novos materiais a partir dos resíduos.

"Estamos muito animados para ver as soluções geradas por nossos concorrentes globais e estamos ansiosos para que esse desafio sirva como um catalisador positivo para aproximar a agência e a humanidade da exploração de mundos além do nosso", declarou Kim Krome, gerente do LunaRecycle.