Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Ex-chefe de gabinete de Trump diz que ele 'se enquadra na definição de fascista’

O ex-chefe de Gabinete de Donald Trump, John Kelly, fez declarações contundentes sobre o ex-presidente dos Estados Unidos

Redação Publicado em 24/10/2024, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Kelly e Donald Trump - Getty Images
John Kelly e Donald Trump - Getty Images

O ex-chefe de Gabinete de Donald Trump, John Kelly, fez declarações contundentes sobre o ex-presidente dos EUA, afirmando que ele se enquadra na definição de “fascista” e prefere uma “abordagem de ditador”.

General reformado dos Fuzileiros Navais, Kelly trabalhou com Trump entre 2017 e 2019 e, em entrevista ao The New York Times, destacou que o ex-presidente admirava líderes autoritários, mencionando especificamente Adolf Hitler, e expressava o desejo de ter generais semelhantes aos do regime nazista.

É claro que o ex-presidente está na área da extrema direita, é claro que ele é um autoritário, ele admira pessoas que são ditadores, ele mesmo disse isso. Então, sem dúvida, ele se enquadra na definição geral de um fascista, com certeza”, declarou.

'Conduta imprópria'

Além disso, o general manifestou preocupações sobre o caráter e aptidão de Trump para o cargo, apesar de concordar com algumas de suas políticas. Kelly enfatizou que a falta de entendimento do ex-presidente sobre a Constituição e sua "conduta imprópria" o “tornavam inadequado” para o ofício.

Ele também confirmou relatos divulgados pela revista The Atlantic de que Trump fez comentários depreciativos sobre veteranos de guerra e os que morreram em combate, classificando-os como "perdedores" e "otários", repercute O Globo.

Em nota, Steven Cheung, porta-voz da campanha de Trump, atacou Kelly, classificando os relatos como “histórias desmascaradas”. “Ele se iludiu totalmente com essas histórias que ele inventou porque falhou em servir bem seu presidente enquanto chefe de gabinete”, escreveu.

Leia também:Trump responde comentário de Kamala Harris relacionando-o a Hitler