Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Notre Dame

Cinco anos após o incêndio, a Catedral Notre Dame de Paris vai reabrir

Cinco anos após o incêndio de 2019, a Catedral de Notre Dame de Paris, reconstruída e restaurada, está pronta para reabrir ao público

Redação Publicado em 07/11/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Catedral Notre-Dame de Paris - Getty Images
Catedral Notre-Dame de Paris - Getty Images

Cinco anos após o devastador incêndio de 2019, a Catedral de Notre Dame de Paris, reconstruída e restaurada, está pronta para reabrir ao público em 7 de dezembro. O esforço de reconstrução envolveu 250 empresas e centenas de artesãos, custando quase 700 milhões de euros (cerca de 4,4 bilhões de reais), com doações de 150 países.

Um dos símbolos da renovação é a icônica agulha gótica, uma torre alta e pontiaguda, recriada fielmente segundo o projeto do arquiteto do século XIX Eugène Viollet-le-Duc. Embora ainda haja andaimes e guindastes, o trabalho principal está quase completo, confirmou à AFP o órgão público que o supervisiona. 

O edifício é uma das mais icônicas e antigas catedrais góticas do mundo. Sua construção começou em 1163, sob o comando do bispo Maurice de Sully, e levou quase dois séculos para ser concluída, terminando em 1345. O nome escolhido foi uma homenagem à Virgem Maria, já que "Notre-Dame" significa "Nossa Senhora" em francês.

Ao longo da história, o local foi palco de importantes eventos históricos, incluindo a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804 e a beatificação de Joana d'Arc em 1909.

Reconstrução

Segundo a AFP, a expectativa é que Notre Dame atraia até 15 milhões de visitantes anuais, que encontrarão novas sinalizações, um plano de circulação renovado e reservas online.

O interior da catedral também recebeu atualizações, com móveis minimalistas e um muro-relicário que guarda a coroa de espinhos de Cristo. As paredes foram limpas, os vitrais restaurados, e o piso xadrez e as pinturas históricas exibem suas cores vivas.

Poucos detalhes foram divulgados sobre a cerimônia de reabertura. Segundo o arcebispo de Paris, Laurent Ulrich, o presidente Emmanuel Macron fará um discurso na catedral em 7 de dezembro, e o órgão, após ser "totalmente desmontado, limpo e restaurado", tocará novamente.

No dia 8 de dezembro, haverá uma missa para consagrar o novo altar, seguida de outras cerimônias em agradecimento a todos que contribuíram para a restauração de Notre Dame.