Durante décadas, os restos mortais de 28 soldados veteranos da Guerra Civil Americana permaneceram pegando poeira em instalações de armazenamento
Durante décadas, os restos mortais cremados de veteranos da Guerra Civil Americana, que ocorreu entre 1861 e 1865, permaneceram em instalações de armazenamento em uma funerária e cemitério em Seattle.
As urnas simples, feitas de cobre ou até mesmo papelão, ficaram acumulando poeira nas prateleiras apenas com uma placa identificando o nome de cada um dos 28 soldados — mas sem nenhuma informação que os ligassem à Guerra Civil.
+ Veterano esquecido da Guerra Civil ganhará lápide após pesquisa de adolescentes
Ainda assim, uma organização dedicada a localizar, identificar e enterrar os restos mortais de veteranos não reclamados conseguiu constatar que eles eram soldados da União e, portanto, mereceriam um serviço funerário com honras militares.
"É incrível que eles ainda estivessem lá e nós os encontramos", disse Tom Keating, coordenador em Washington do Missing In America Project, conforme repercute o The Independent.
Essas pessoas estão esperando há muito tempo por um enterro", continuou.
Grande parte dos veteranos foi enterrada em agosto, no Cemitério Nacional Tahoma, em Washington. Na ocasião, um serviço tradicional foi oferecido aos veteranos, como a participação do histórico 4º Regimento de Infantaria dos EUA — vestido com uniformes da União, eles dispararam salvas de mosquete e a multidão cantou 'The Battle Hymn of the Republic'.
Além disso, o nome de cada veterano foi chamado, assim como a unidade para qual ele serviu. Suas façanhas durante o conflito também foram compartilhadas. Só assim eles foram enterrados dignamente.
Entre os veteranos esteve um que foi mantido em uma prisão confederada conhecida como Andersonville. Já outros foram feridos em combate ou participaram de batalhas críticas, como a de Gettysburg, Stones River e a campanha de Atlanta.
Um dos soldados sobreviveu ao ser baleado graças ao seu relógio de bolso, objeto que ele guardou em seu bolso até a morte. Há também o relato de um desertor do Exército Confederado que se juntou às forças da União.
Foi a finalidade de tudo", disse Keating, que ainda explicou que eles não conseguiram encontrar nenhum descendente vivo dos veteranos.
Além dos sepultados em Tahoma, outros foram enviados para o Washington State Veterans Cemetery e um veterano da Marinha será enterrado no mar. Os restos mortais de vários outros veteranos da Guerra Civil foram enviados para Maine, Rhode Island e outros lugares onde conexões familiares foram encontradas.