O presidente do EUA chegou à Ucrânia nesta segunda-feira, 20
O presidente norte-americano, Joe Biden, realizou uma visita a Kiev, capital ucraniana, nesta segunda-feira, 20, que não estava prevista no cronograma do chefe de Estado.
A agenda oficial de Biden dizia que ele deveria ir até a Polônia, contudo o político acabou surpreendendendo a todos ao comparecer ao país que há praticamente um ano foi invadido pela Rússia. O aniversário do conflito ocorre na próxima sexta-feira, 24.
Estou em Kiev hoje para reafirmar nosso compromisso inabalável com a democracia, soberania e integridade territorial da Ucrânia", disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em nota.
De acordo com informações do portal de notícias UOL, imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o presidente americano andando pela cidade junto ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enquanto uma sirene de alerta de ataque aéreo toca.
Em nota publicada pela Casa Branca, o líder americano disse que irá anunciar novas medidas de ajuda à Ucrânia, o que inclui a entrega de materiais como munições e sistemas antiaéreos, além de novas sanções contra pessoas e empresas russas.
Como reportou o The New York Times, a viagem não foi anunciada com antecedência por questões de segurança.