Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Atletas da Coreia do Norte podem receber punição por selfie com rivais do Sul

Jong Sik Ri e Kim Kum-yong, da Coreia do Norte, conquistaram prata no tênis de mesa de duplas nas Olimpíadas, e tiraram selfie após jogo com sul-coreanos

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 04/09/2024, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada no momento da selfie entre atletas da Coreia do Norte, Coreia do Sul e da China, nas Olimpíadas - Getty Images
Fotografia tirada no momento da selfie entre atletas da Coreia do Norte, Coreia do Sul e da China, nas Olimpíadas - Getty Images

Durante as Olimpíadas de Paris 2024, pudemos assistir a vários momentos bastante emblemáticos dos esportes, com atletas de diferentes países, que não se encontrariam em outras ocasiões, interagindo entre si de forma que se torna inegável a afirmação de que o esporte une as pessoas. Porém, essa interação amigável pode render problemas a uma dupla de jogadores de tênis de mesa da Coreia do Norte.

Como já é de conhecimento geral, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul vivem, desde a Guerra da Coreia (entre 1950 e 1953), grandes tensões diplomáticas. Isso porque os dois países nunca chegaram a assinar um acordo de paz, de forma que até hoje nota-se impasses entre as duas nações, que realizam uma série de ataques uma contra a outra, desde ameaças militares até balões com lixo e fezes.

Porém, em uma demonstração surpreendentemente amigável, chamou atenção em Paris a ocasião em que, após a final do tênis de mesa de duplas, os atletas norte-coreanos Jong Sik Ri e Kim Kum-yong — que conquistaram a medalha de prata — tiraram uma selfie com os sul-coreanos Jonghoon Lim e Yubin Shi, que conseguiram o bronze, e os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, do ouro.

+ Descubra por que os atletas da Coreia do Norte não receberam o celular de brinde das Olimpíadas

Punição?

Apesar de o ato ter sido amplamente elogiado pela mídia global, a foto pode acarretar em punições aos norte-coreanos. Segundo o Daily NK, da Coreia do Sul, a dupla de mesa-tenistas passou pelo processo de escrutínio ideológico quando retornaram ao Norte, que avalia os comportamentos de pessoas que passaram longos períodos longe da Coreia do Norte.

Assim, conforme repercute a CNN Brasil, caso seja comprovado de alguma forma que os norte-coreanos infringiram alguma norma do país, eles podem sofrer punições administrativas ou até políticas.

Vale mencionar que, após a selfie, uma série de comentários positivos correu nas redes sociais, relacionados à interação amigável entre atletas de nações rivais; porém, no território norte-coreano, as opiniões foram bastante negativas. Isso porque, pela política do país, a dupla de mesa-tenistas não deveria ter tirado uma foto ao lado de competidores "inimigos".