Manifestação ocorreu durante final de programa de dança, e foi contida como se fosse vandalismo; confira!
Durante a final ao vivo do programa de dança da Suécia 'Let's Dance', transmitida na última sexta-feira, 26, um grupo de ativistas chamou bastante atenção depois de invadir o palco com cartazes e pó colorido, chamando atenção para a causa ambiental. Em meio a toda a confusão, como percebe-se em alguns vídeos que se popularizaram na web, um manifestante foi inclusive derrubado por uma câmera, antes de ser arrastado para fora do palco.
De acordo com o site da Hugo Gloss, a manifestação ocorreu em meio à performance da esquiadora olímpica Charlotte Kalla, que dançava 'Let It Go', música tema de 'Frozen' (2013) com seu parceiro Tobias Karlsson. Em uma gravação feita pelos próprios ativistas, é possível vê-los saindo da plateia e correndo pelo palco com uma faixa e pó amarelos — e surpreendentemente, isso não foi suficiente para interromper a dança; veja:
Climate cultists thought they had sabotaged another beautiful event — then the cameraman had his revenge.
— Benny Johnson (@bennyjohnson) May 29, 2023
Wait for it 🎥 💥
pic.twitter.com/DvFemcHLs6
Conforme repercutido pelo Daily Mail, os manifestantes que invadiram o palco durante a apresentação eram todos membros do grupo Restore Wetlands, e foram entregues à polícia sob acusação de vandalismo. Tina Kronberg Berggren, uma das pessoas detidas, disse em vídeo posterior que "adora danças e que as pesoas se divirtam", mas sentia precisar "fazer algo porque sua vida está sendo ameaçada pelo colapso climático!".
Charlie Forsberg, diretor de comunicação da emissora que transmitia o programa de dança, a TV4, divulgou em comunicado que os manifestantes foram rapidamente expulsos, e o caso resolvido. Além disso, não mencionou a iniciativa do operador de câmera.
Por fim, essa também não foi a primeira vez que o grupo em questão teve uma iniciativa de invadir um grande programa de TV ao vivo. Em 2022, durante uma apresentação da campeã do Eurovision, Loreen, no Melodifestivalen, uma ativista obrigou a cantora até mesmo a recomeçar a música.