Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia x Ucrânia

Após seis meses de guerra, governo ucraniano anuncia ter recuperado territórios

As últimas atualizações a respeito da contraofensiva da Ucrânia são positivas

Redação Publicado em 05/09/2022, às 11h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ucrânia devastada pela guerra - Getty Images
Ucrânia devastada pela guerra - Getty Images

As tropas russas que invadiram a Ucrânia desde fevereiro deste ano ocuparam diversas regiões do país. Agora, porém, as forças armadas ucranianas estão recuperando territórios perdidos, além de terem sido capazes de destruir um depósito de munições pertencente ao inimigo. 

A contraofensiva ucraniana está fazendo avanços verificáveis no sul e no leste. As forças ucranianas estão avançando ao longo de vários eixos no oeste da região de Kherson. E asseguraram um território do outro lado do rio Siversky Donets, na região de Donetsky", explicou oInstituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), uma organização dos Estados Unidos que mapeia conflitos. 

Contexto geopolítico

Vale lembrar que Donetsk é um local separatista, isto é, que deseja se tornar independente da Ucrânia, e inclusive já se auto-declarou como uma república popular. Apenas a Rússia e a Síria, todavia, a reconhecem como um Estado soberano.

Um dos pretextos para a invasão da nação ucraniana dados pelo Kremlin seria a "libertação" desses territórios que buscam autonomia em relação à Kiev.