Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo cemitério anglo-saxão é descoberto em hotel na Inglaterra

Datado do século 7 d.C., cemitério anglo-saxão foi encontrado no terreno de hotel localizado ao lado de antiga abadia beneditina, na Inglaterra

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 15/07/2024, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada durante escavações de cemitério anglo-saxão na Inglaterra - Divulgação/Cotswold Archaeology
Fotografia tirada durante escavações de cemitério anglo-saxão na Inglaterra - Divulgação/Cotswold Archaeology

Recentemente, arqueólogos britânicos descobriram, sob o terreno de um hotel em Malmesbury, na Inglaterra, vestígios de um antigo cemitério anglo-saxão. Vale mencionar que a propriedade, o Old Bell Hotel, está localizado ao lado da Abadia de Malmesbury, uma antiga abadia beneditina dedicada a São Pedro e São Paulo.

Datada do século 7 d.C., a abadia foi fundada por volta do ano 676, pelo poeta erudito Aldhelm. Ela também é conhecida por abrigar os sepultamentos de Máel Dub, um santo monge irlandês que estabeleceu a primeira comunidade monástica de Malmesbury, e de Æthelstan (Etelstano), rei de Wessex entre 924 e 927, e frequentemente mencionado como o primeiro rei da Inglaterra.

A abadia de Malmesbury, há séculos, foi um importante centro de aprendizado acadêmico, especialmente sob o governo de abades como Aldhelm, John Scotus Eriugena, Alfred de Malmesbury e Aelfric de Eynsham. O local também pode ser onde o poema anglo-saxão Beowulf foi transcrito pela primeira vez, segundo o Heritage Daily.

+ Mais de mil sepulturas e antiga vila medieval são encontradas em abadia na França

Descoberta

Durante escavações do projeto arqueológico Big Athelstan Dig, um evento comunitário que celebra o 1100º aniversário da coroação de Æthelstan, arqueólogos encontraram os vestígios do antigo cemitério sob o Old Bell Hotel. Havia ali restos mortais de 24 indivíduos, todos datados de entre 670 d.C. e 940 d.C..

Escavação de antigo cemitério anglo-saxão / Crédito: Divulgação/Cotsworld Archaeology
Escavação de antigo cemitério anglo-saxão / Crédito: Divulgação/Cotsworld Archaeology

Conforme descrito pelos pesquisadores, os sepultamentos consistem em adultos e adolescentes, além de possuir bens funerários associados. Com a descoberta do cemitério, anterior à construção da abadia, espera-se ter mais luz sobre as pessoas que apoiaram a comunidade monástica primitiva durante a "era de ouro" da abadia.

Em comunicado, Paolo Guarino, gerente assistente das escavações e residente de Malmesbury, disse: "Sabíamos por fontes históricas que o mosteiro foi fundado naquele período, mas nunca tivemos evidências sólidas antes desta escavação. A descoberta inclui restos do período saxão médio, marcando a primeira evidência confirmada de atividade do século 7 ao 9 em Malmesbury".

Kim e Whit Hanks, proprietários do Old Bell Hotel, também comentaram: "Estamos honrados em atuar como administradores da história local, uma responsabilidade que levamos muito a sério. Esta descoberta emocionante entrelaça a história com o presente, fornecendo uma visão rara das vidas dos moradores de Malmesbury do período saxão médio".