Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigo capacete greco-ilírio bem preservado é encontrado na Croácia

Datado da segunda metade do último milénio a.C., o capacete foi encontrado próximo à vila de Zakotorac, na Croácia; confira!

Éric Moreira Publicado em 17/04/2024, às 11h57 - Atualizado em 22/04/2024, às 18h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens da escavação e do capacete greco-ilírio encontrado na Croácia - Divulgação/Museu Dolenjski
Imagens da escavação e do capacete greco-ilírio encontrado na Croácia - Divulgação/Museu Dolenjski

Recentemente, arqueólogos do Museu de Dubrovnik, na Croácia, descobriram em meio a escavações na península de Pelješac, um antigo capacete greco-ilírio surpreendentemente bem-preservado. Capacetes desse tipo se originaram em Peloponeso, na Grécia Antiga, e foi usado por povos gregos, etruscos, citas e ilírios.

+ Capacete medieval é descoberto em ilha desabitada na Itália

As escavações responsáveis pela descoberta, por sua vez, vem sendo realizadas no sítio arqueológico de Gomile, num processo de colaboração entre o Museu da Cidade de Korčula e o Museu Dolenjski.

Antes, o local foi palco de descobertas como túmulos com restos de esqueletos do século 4 a.C., sem mencionar bens funerários como alfinetes de bronze para roupas, pulseiras, anéis, e outro capacete greco-ilírio.

Achado recente

Um estudo recente realizado no local revelou um segundo capacete greco-ilírio, feito de bronze, na parede de um antigo cemitério. Os pesquisadores destacam a boa conservação do objeto, que possivelmente foi depositado no local como uma espécie de oferenda, segundo informado em comunicado do Museu Dolenjski.

Capacete greco-ilírio descoberto na Croácia / Crédito: Divulgação/Museu Dolenjski

Com inúmeras descobertas de joias, fantasias e bens funerários, esta descoberta de um capacete contribui de muitas maneiras para o conhecimento dos rituais fúnebres das comunidades da Ilíria na segunda metade de o último milênio a.C., e classifica a área de Pelješac como uma das zonas arqueológicas mais importantes da costa oriental do Adriático", informa um representante do Museu de Dubrovnik ao Heritage Daily.